Liana Cirne pede antecipação de vacinação para profissionais da educação, transporte coletivo e motoristas de aplicativo

Saiba mais informações clicando no link


A vereadora Liana Cirne (PT) aprovou, na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira, requerimento de indicação ao prefeito João Campos para que os trabalhadores da educação sejam incluídos na Fase 1 do Plano Recife Vacina e que os profissionais do transporte coletivo e motoristas de aplicativos sejam contemplados na Fase 2 do plano. As categorias, segundo a vereadora, foram  excluídas dos grupos prioritários do Plano de Vacinação do Recife, e estão incluídas apenas na Fase 4 do plano de vacinação.

De acordo com Liana, com a permissão do governador Paulo Câmara para a retomada das aulas presenciais do ensino fundamental a partir do dia 22 deste mês, a antecipação da vacinação dos profissionais da educação precisa ser encarada como prioridade. “A inclusão dos profissionais da educação na fase 1 da vacinação é, inclusive, uma recomendação da Unesco para todos os países. Na rede municipal  de ensino, por exemplo, são cerca de 8.700 profissionais, entre professoras, professores e profissionais que trabalham na educação infantil e no ensino fundamental que estarão expostos ao coronavírus em sala de aula”, destacou.

Já em relação aos profissionais do transporte coletivo e motoristas de aplicativo, a parlamentar defende que essas categorias sejam reconhecidas como serviços essenciais e tenham a vacinação antecipada para a Fase 2 do plano municipal de vacinação.

“O STF já decidiu que os municípios podem assumir responsabilidades para definição de regras para combate e prevenção da Covid-19. Enquanto o presidente da república se refere à pandemia como uma gripezinha e descumpre as recomendações sanitárias da OMS, por que, ao invés de reproduzir o plano federal de vacinação que desrespeita professores e motoristas, não assumir o protagonismo  na vacinação de categorias de trabalhadores que se arriscam em nome da coletividade?”, questionou.

“A aprovação do indicativo pela Câmara Municipal é um passo importante para o aperfeiçoamento do Plano Recife Vacina”, concluiu a parlamentar.

 

COMENTÁRIOS