Mitos e verdades sobre o câncer de mama

Dra. Mirela Ávila Gurgel, especialista em imagem da mama, esclarece informações que circulam sobre o assunto.

Dra Mirela Ávila, médica especialista em diagnóstico por imagem de mama

O câncer é o principal problema de saúde pública no mundo e está entre as quatro principais causas de morte prematura – antes dos 70 anos – na maioria dos países. Tipo mais comum entre as mulheres, atrás apenas do de pele não melanoma, o câncer de mama ainda é cercado de muitos mitos. A campanha do Outubro Rosa, mês voltado para o fomento de ações relacionadas à conscientização sobre o câncer de mama, mostra que ainda sobram dúvidas quanto à doença. Por isso, a médica radiologista Mirela Ávila, especialista em imagem da mama,  esclarece  informações que circulam sobre o câncer de mama.

Um dos principais mitos está relacionado à hereditariedade do câncer de mama. Muitas mulheres acreditam que o fato de não ter antecedente de câncer na família, reduz muito o risco de desenvolver a doença. No entanto, o câncer de mama hereditário corresponde a apenas 10% dos casos totais. “Os 90% restantes não têm histórico familiar. É comum ouvir pacientes dizerem que fazem apenas o autoexame e não realizam a mamografia, porque não possuem parentes com histórico de câncer de mama, mas isso é um mito”, afirma a médica radiologista Mirela Ávila, especialista em imagem das mamas. Também não são verdadeiras as afirmações de que mulheres que estão amamentando não podem fazer mamografia e de que próteses de silicone impedem a realização do exame.

Confira os principais mitos e verdades sobre o câncer de mama:

MITO – Mulheres com menos de 40 anos não têm chance de ter câncer de mama

A faixa etária abaixo de 40 anos compreende cerca de 10 a 15% de todos os casos de câncer de mama. Por isso, é preciso sim que essas mulheres procurem o seu médico e descubram qual é a melhor forma de acompanhar a saúde das suas mamas.

VERDADE – O câncer de mama é o mais frequente nas mulheres brasileiras

Os tumores malignos na mama são os mais frequentes nas mulheres brasileiras, excluindo as neoplasias de pele não melanoma. Logo após, aparecem o câncer no cólon e reto e no colo do útero.

MITO – Mulheres com seios menores possuem menos chances de ter câncer de mama

O tamanho dos seios não influencia no desenvolvimento do câncer de mama. No entanto, existe uma série de fatores de risco que indicam pessoas mais suscetíveis a desenvolver a doença. Alguns deles são: idade, fatores endócrinos e história reprodutiva, fatores ambientais, comportamentais (alimentação, exercício, uso de drogas) e fatores genéticos.

VERDADE – 1 em cada 12 mulheres terá câncer de mama até os 90 anos de idade

O risco de desenvolver câncer de mama aumenta de acordo com a idade. A maior incidência está em mulheres dos 40 aos 75 anos — essa faixa etária corresponde a 70% dos casos. Estima-se que, até os 90 anos, pelo menos uma a cada doze mulheres desenvolverá câncer de mama.

MITO – A radiação liberada durante uma mamografia causa câncer

Quando realizada de forma adequada, a dose completa de radiação em uma mamografia é baixa. Em média, a dose total é de cerca de 0,4 millisieverts. Esse número é equivalente à radiação que recebemos naturalmente do meio ambiente em sete semanas de vida.

VERDADE – Praticar atividade física é uma forma de prevenir o câncer

No Brasil, 12% das mortes causadas pelo câncer de mama poderiam ser evitadas com a prática regular de exercício físico. Essa informação foi obtida por pesquisadores brasileiros e estadunidenses, em parceria com o Ministério da Saúde.

MITO – O câncer de mama não tem cura

Se o câncer é identificado em uma fase inicial, as chances de cura podem a chegar a 95%. Quanto mais tarde a doença é descoberta, menores são essas chances. Fazer exames de rastreamento na frequência recomendada pelo seu médico ou médica é a melhor forma de obter um diagnóstico o quanto antes.

 

COMENTÁRIOS