Ninho de Tartaruga Marinha é encontrado em São José da Coroa Grande

Ninho de Tartaruga Marinha é encontrado em São José da Coroa Grande

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São José da Coroa Grande (SEMA), foi informada por populares na última sexta-feira (12), que uma tartaruga marinha da espécie Pente desovou na orla do município. Chegando ao local informado, os funcionários da Secretaria constataram a necessidade de transposição do ninho porque a desova foi realizada nas proximidades do banheiro público, área de grande fluxo de pessoas e considerada de risco para o desenvolvimento dos ovos. De acordo com o Biólogo Lucas Araújo, no dia de ontem (13), o SEMA realizou a remoção do ninho, onde foi verificada a presença de 122 ovos. “O local é bastante impróprio para que os ovos se desenvolvam bem até eclodir, por isto decidimos fazer a transposição para um local melhor e mais seguro e que não iremos divulgar por precaução”, comunicou o Biólogo. O tempo de incubação é de aproximadamente 45 dias. No mundo existem 7 espécies de tartarugas marinhas, mas apenas 5 são encontradas no Brasil: Verde, de Pente, Cabeçuda, Oliva e de Couro.  Graças a ações que visam proteger e preservar esta espécie marinha, nos últimos anos está sendo notada uma recuperação da população de tartarugas no Brasil, no entanto ações humanas como a captura acidental, pesca, destruição de habitats de reprodução e poluição dos mares ainda continuam sendo um grande desafio para que as tartarugas voltem a ser abundantes na Costa Brasileira. Escrito por Wellington Ribeiro

12688240_898936976891758_2757787473882724581_n

Imagens: Secretaria de Meio Ambiente de São José da Coroa Grande

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São José da Coroa Grande (SEMA), foi informada por populares na última sexta-feira (12), que uma tartaruga marinha da espécie Pente desovou na orla do município.

Chegando ao local informado, os funcionários da Secretaria constataram a necessidade de transposição do ninho porque a desova foi realizada nas proximidades do banheiro público, área de grande fluxo de pessoas e considerada de risco para o desenvolvimento dos ovos.

De acordo com o Biólogo Lucas Araújo, no dia de ontem (13), o SEMA realizou a remoção do ninho, onde foi verificada a presença de 122 ovos. “O local é bastante impróprio para que os ovos se desenvolvam bem até eclodir, por isto decidimos fazer a transposição para um local melhor e mais seguro e que não iremos divulgar por precaução”, comunicou o Biólogo. O tempo de incubação é de aproximadamente 45 dias.

12743826_898936986891757_4083933174610109975_n (1)

No mundo existem 7 espécies de tartarugas marinhas, mas apenas 5 são encontradas no Brasil: Verde, de Pente, Cabeçuda, Oliva e de Couro.  Graças a ações que visam proteger e preservar esta espécie marinha, nos últimos anos está sendo notada uma recuperação da população de tartarugas no Brasil, no entanto ações humanas como a captura acidental, pesca, destruição de habitats de reprodução e poluição dos mares ainda continuam sendo um grande desafio para que as tartarugas voltem a ser abundantes na Costa Brasileira.

Escrito por Wellington Ribeiro

PENTE

Imagens: Projeto Tamar

VERDE

Imagens: Projeto Tamar

oliva

Imagens: Projeto Tamar

Couro

Imagens: Projeto Tamar

cabeçuda

Imagens: Projeto Tamar

COMENTÁRIOS