No Recife, avançam as obras da nova sede da Escola Municipal Doutor Antônio Correia

Unidade da Prefeitura, localizada no Barro, passará a atender cerca de 460 estudantes, o que significa um aumento de 118% na oferta de vagas

Prefeito João Campos Recife Escola Municipal Doutor Antônio Correia

Unidade da Prefeitura, localizada no Barro, passará a atender cerca de 460 estudantes, o que significa um aumento de 118% na oferta de vagas

O prefeito do Recife, João Campos, acompanhou, na manhã desta sexta-feira (11) as obras da Escola Municipal Doutor Antônio Correia. A unidade, que funcionará com uma nova sede, localizada no Barro, está sendo construída do zero e contará com, além da quadra poliesportiva, sala de recursos e informática e outros equipamentos estruturais. Há oito anos, a Escola Municipal Doutor Antônio Correia funcionava no mesmo terreno. Com a construção de um novo prédio para a instituição, a escola, que atualmente conta com 211 estudantes matriculados, terá capacidade para atender cerca de 460 estudantes, um aumento de 118%.

“Estou aqui acompanhando a obra da Escola Antônio Correia. É uma das obras mais complexas da Secretaria de Educação. A escola original saiu daqui há oito anos e foi para um prédio alugado, e ela funcionou aqui por muito tempo, numa parte desse terreno. A comunidade tinha o sonho de que ela pudesse voltar para cá. Então a gente está fazendo a obra e vai duplicar o número de vagas em relação às que existem na escola que está no prédio alugado. Vai ter uma estrutura muito mais moderna com quadra, refeitório, salas de aula, área de convivência”, explicou João Campos enquanto vistoriava a construção da unidade educacional.

A complexidade da obra se dá, sobretudo, pela falta de nivelamento do terreno e todo trabalho que está sendo empreendido para integrar os diferentes ambientes. Em termos estruturais, a nova sede contará com sete salas de aula, biblioteca, sala de informática, sala de recursos, refeitório, secretaria e direção, sala dos professores, cozinha, banheiros para estudantes e funcionários, além de uma quadra poliesportiva coberta.

 

Com um investimento na ordem de R$ 2,5 milhões, a entrega da unidade está prevista para maio de 2023. A instituição vai contemplar o Grupo V (educação infantil), o ensino fundamental (1º ao 5º ano) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, explicou que a construção da unidade representa a realização de um sonho de muitos moradores do bairro. “Esse era um pedido histórico da comunidade do Barro – a reconstrução da escola, a gente está construindo um novo prédio. A Escola Antônio Correia é uma escola muito tradicional daqui do Barro. Antes funcionava uma escola bem pequena aqui e ela foi transferida para outro local provisoriamente”, disse ele. “Então além de a gente ter uma estrutura moderna e toda nova, com quadra, biblioteca e tudo o que é importante para uma escola de boa qualidade hoje, a gente vai poder dobrar a capacidade de oferta de vagas aqui para a região. Então além da comunidade ganhar uma escola nova que era um sonho antigo ela vai ganhar uma escola bem maior com uma estrutura bem melhor”, completou.

ESCOLA NO GRAU – Essa obra faz parte do Programa Escola no Grau, da Prefeitura do Recife, que tem como principais objetivos requalificar 200 unidades educacionais e construir novos prédios e novas escolas e creches em todas as regiões da cidade.

Atualmente, 60 unidades já estão em obras de requalificação e outras 80 em projeto ou licitação ainda para este ano, com início das obras em 2023. Além disso, mais 60 unidades terão obras para 2024, chegando a 200 unidades escolares requalificadas. Também estão sendo construídas novas sedes de escolas e novas unidades educacionais para a rede do Recife. O Programa Escola no Grau tem investimento total de R$ 200 milhões até 2024.

COMENTÁRIOS