O papel do SENAI para o fortalecimento da indústria em tempos de pandemia

Saiba mais informações clicando no link

Camila Barreto

ARTIGO
Se fosse possível resumir 2020 em uma palavra, a que melhor o representaria seria desafio. Como instituição responsável por dar suporte à indústria local em áreas como formação da mão de obra, consultorias para aumento de produtividade e apoio à inovação, o SENAI-PE superou obstáculos e se reinventou. O resultado disso se reflete na confiança que o setor produtivo tem em nós: 100% das indústrias pernambucanas preferem contratar ex-alunos de cursos técnicos do SENAI.

E a força dessa marca também é reconhecida pela sociedade. A prova disso é que, mesmo atravessando uma pandemia, efetuamos mais de 800 matrículas nos cursos técnicos que iniciaram no segundo semestre de 2020 – um recorde para o período. Atentos às necessidades do mercado, expandimos a oferta de cursos à distância e inovamos ao ser a primeira instituição do Estado a oferecer cursos de especialização técnica.

Nossos estudantes também são preparados para solucionar desafios que encontrarão dentro das indústrias. Como consequência, conquistamos o primeiro lugar na fase nacional do Inova SENAI, ao apresentarmos um projeto inovador como resposta à uma demanda da IBM, multinacional que é referência na área de tecnologia. O compromisso do SENAI é com o futuro do trabalho.

Mas nós também atuamos para garantir um setor produtivo cada vez mais competitivo e forte. Durante a pandemia, nossos Institutos de Tecnologia permaneceram a postos para realizar ensaios e análises laboratoriais. Ao todo, realizamos cerca de 3,6 mil atendimentos para mais de 800 empresas e ajudamos as indústrias a continuarem a produzir com a qualidade necessária. Além disso, o SENAI-PE ofereceu mais de 8 mil horas em consultorias para que as indústrias pudessem aprimorar seus processos produtivos. Em meio à crise, auxiliamos na redução de custos e desperdícios.

Também demos importantes passos no desenvolvimento de soluções inovadoras. Ao longo do ano, o Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) trabalhou em 25 projetos, somando mais de 70 mil horas de atendimento.

Em meio a um ano tão incerto, o SENAI-PE atuou para que as engrenagens que movem a indústria local não parassem de funcionar. Agora, estamos atentos ao futuro, confiantes de que o setor produtivo voltará a apresentar bons resultados em 2021.

E nós sabemos que uma indústria atuante demanda profissionais capacitados, processos produtivos robustos e inovação constante. Por isso, estamos prontos. Nós somos o SENAI e, seja qual for o caminho, seguiremos sempre em frente no propósito de fortalecer a indústria pernambucana.

Camila Barreto é Diretora Regional do SENAI Pernambuco

COMENTÁRIOS