Paulo Roberto: uma nova era na gestão de Vitória de Santo Antão

Mais no Ponto de Vista

Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, vem respirando um momento de modernização em vários setores, acrescido de uma crescente e notável evolução na área da gestão pública. O novo patamar se deve por causa da gestão inovadora de Paulo Roberto, educador, desportista e carnavalesco que alcançou o cargo máximo da política local. Comandando as ações no Palácio José Joaquim da Silva Filho, o prefeito da Terra das Tabocas vem mudando a forma de fazer política na região.

As ações propostas por Paulo Roberto são perfeitamente adequadas a uma cidade que está vivenciando um notável crescimento. Um dos passos significativos que ele tomou foi a criação de duas creches com estrutura de alta qualidade para atender as comunidades de Lídia Queiroz e Maués. Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) foram projetados de acordo com as normas nacionais e oferecem salas de aula e espaços multiuso, áreas para amamentação, fraldários, vestiários, parquinhos e refeitórios, beneficiando mais de 200 crianças. Além disso, houve um esforço notável na reforma de escolas rurais no município, totalizando 14 unidades até o momento. Além disso, está em andamento a construção de uma nova escola no Engenho Cacimbas, que servirá como um modelo educacional na região.

Os elogios atribuídos ao prefeito de Vitória são fruto de uma gestão integrada, que engloba igualmente a contribuição eficaz dos secretários e de outras lideranças políticas em âmbito estadual, regional e internacional. A cidade teve a honra de receber a visita de representantes de diversas nações, incluindo o Japão, Finlândia e Cabo Verde. Em uma visita recente desta última nação, o anfitrião teve a oportunidade de receber o embaixador José Pedro Chantre D’Oliveira, o ministro das Comunidades e ex-presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos, e também a assessora cabo-verdiana Jaqueline Marques. Essas interações demonstram a abertura da cidade para o cenário internacional e a importância da colaboração em nível global.

“O encontro teve o objetivo de fortalecer o intercâmbio entre as duas localidades e resguardar a história em comum. A nação estrangeira tem uma intensa ligação com o município, já que o seu fundador, Diogo de Braga, é nativo da Ilha de Santo Antão, no país africano”, salientou o Paulo Roberto em entrevista à imprensa na época.

As mudanças notáveis no município incluem também a operação de limpeza do Rio Itapacurá, que preveniu danos causados pelas intensas chuvas de 2022 e 2023, além do trabalho preventivo com as comunidades ribeirinhas nos temporais mais severos. Outra obra Paulo Roberto que é referência para Pernambuco é o Centro Especializado de Atendimento Multidisciplinar Infantojuvenil (CEAMI), um espaço dedicado ao atendimento de crianças e adolescentes com transtornos do neurodesenvolvimento.

A área da saúde também tem destaque para os programas Melhor em Casa, Consultório na Rua, Saúde Até Mais Tarde, Remédio em Casa e Saúde no Campo, este último fez com que o município recebesse o prêmio APS Forte no SUS. A unidade móvel de saúde, bem como unidade móvel odontológica descentralizam os serviços para áreas descobertas.

Na infraestrutura, Paulo Roberto deu início a uma grande ação para desafogar o trânsito na Zona Norte da cidade, com a construção da Avenida Jorge Luiz, que dará acesso à Zona Oeste do município. O programa Pavimenta Vitória também tem proporcionado a realização de antigos sonhos dos vitorienses. Avenidas e ruas importantes do município estão recebendo pavimentação asfáltica.

COMENTÁRIOS