Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-analytify domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6114
PCR amplia rede de ciclovias do Recife com homenagem a Graça Araújo – Blog Ponto de Vista

PCR amplia rede de ciclovias do Recife com homenagem a Graça Araújo

PCR amplia rede de ciclovias do Recife com homenagem a Graça Araújo

Nova Ciclovia Graça Araújo tem 2,8 km de extensão cobrindo toda a avenida Mário Melo e Rua dos Palmares. Prefeito Geraldo Julio fez a entrega que marca o número de 84,5 km de rotas cicláveis na cidade, com meta de 100 km até o final deste ano

Ciclovia Graça Araújo – Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR

Na véspera do dia nacional do ciclista, o Recife ganhou uma nova ciclovia no Centro da cidade. Na manhã deste domingo (18), o prefeito Geraldo Julio entregou a ciclovia Graça Araújo, que tem 2,8 km e se estende da Rua dos Palmares, segue pela Avenida Mário Meloaté a Rua da Aurora, no Centro da cidade. Com a inauguração, o Recife atinge a marca de 84,5 km de rotas cicláveis permanentes, que significa um aumento superior a 250% desde 2013.

Iniciadas em abril, as obras do equipamento foram realizadas pela Autarquia de Manutenção e limpeza Urbana do Recife (Emlurb), com um investimento de R$ 650 mil. O projeto de execução do equipamento foi elaborado em conjunto com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

O prefeito Geraldo Julio comemorou a entrega a destacou a meta da Prefeitura em atingir os 100 km de rotas para bicicletas até o fim deste ano. “Com a ciclovia, nós fazemos uma homenagem a Graça Araújo, pessoa muito querida da nossa cidade e chegamos a 84,5 km de ciclovias e ciclofaixas na nossa cidade. Até o fim do ano, passaremos de 100 km e a meta é ampliar cada vez mais. Quanto mais pessoas utilizarem bicicletas, melhor fica a mobilidade da cidade e esses investimentos vão continuar”, afirmou.

Ciclovia Graça Araújo – Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR

A arquiteta e urbanista Carmem Cavalcanti utiliza bike diariamente para os deslocamentos. Neste domingo, ela pedalou pelo Centro e aprovou o novo equipamento. “É de extrema importância para o trânsito, para a vida, para melhorar a qualidade de vida das pessoas e para a fluidez da cidade. Utilizo o modal diariamente e já experimentei alguns trechos liberados durante a construção e gostei da flexibilidade e da segurança que ela dá ao ciclista”, afirmou.

Ciclista profissional e dono de uma oficina mecânica especializada em bikes, Breno Brito também percorreu  a nova via. “Esses equipamentos são necessários, não só para quem usa a bicicleta como lazer, mas para o trabalhador que se desloca de casa para o trabalho. A nossa maior luta é conseguir tornar essa mobilidade mais fácil”, pontuou.

A ciclovia fica localizada no canteiro central da Rua dos Palmares e Avenida Mário Melo, se conecta ao Eixo Cicloviário Camilo Simões, segue a mão do fluxo de veículos em cada lado da via. Permeando as vias, fica o canteiro com piso em concreto, jardineiras e lixeiras. As duas faixas do equipamento foram separadas das faixas de rolamento com barreira física, proporcionando mais segurança aos ciclistas.

Com o início da operação da ciclovia, o Recife passa a contar com cerca de 84,5 km de rotas cicláveis permanentes, sendo mais de 60 km implantados durante a atual gestão. Em 2012, havia 24 km de rotas existentes. Todas as rotas implantadas a partir de 2014 pela gestão municipal compõem a Rede Cicloviária Complementar do Plano Diretor Cicloviário (PDC), que está sendo projetada para que haja uma conexão com as rotas já existentes e com a Rede Cicloviária Metropolitana do PDC, cuja elaboração é do Governo do Estado. Os projetos priorizam o atendimento aos bairros que abrigam polos de interesse público, como parques, praças, mercados públicos e terminais de ônibus, criando pontos de conectividade entre esses equipamentos.

A jornalista Graça Araújo faleceu em setembro do ano passado e a homenagem faz jus ao espírito esportista da apresentadora. Amigos e familiares dela participaram da inauguração da via. A irmã Conceição Soares destacou a conexão de Graça com a cidade. “É uma homenagem maravilhosa, porque ela era uma atleta, que tinha paixão por corridas. O Recife é a cara de Graça e ter o nome dela aqui nessa ciclovia é emocionante”, afirmou.

Ciclovia Graça Araújo – Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR

GRAÇA ARAÚJO – Nascida em Itambé, na Zona da Mata de Pernambuco, Maria Gracilane Araújo da Silva, foi, ainda criança, para São Paulo. Na capital paulista, formou-se em Jornalismo pela Universidade Alcântara Machado de São Paulo. De volta em Recife, construiu uma longa carreira se consolidando como um dos maiores nomes da comunicação e do jornalismo pernambucano. Seu nome está intimamente ligado ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, principalmente à Rádio Jornal e à TV Jornal, onde apresentou, desde 1992, o “TV Jornal Meio-Dia”. Também teve passagens pela Rádio Transamérica, Clube, TV Globo e na extinta TV Manchete. Em 2010, recebeu da Câmara Municipal, o título de cidadã do Recife.

COMMENTS