Pernambuco se mantém bem avaliado nos índices de desenvolvimento do CRAS e dos Conselhos municipais da Assistência Social

Os resultados são fruto de esforços da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, em parceria com os municípios do Estado


Nos últimos quatro anos, Pernambuco melhorou sua colocação nos índices de Desenvolvimento dos Centros de Referência da Assistência Social (ID CRAS) e de Desenvolvimento dos Conselhos Municipais (ID Conselho), indicadores nacionais que capturaram a qualidade dos serviços prestados à população e do controle social. No ID CRAS, entre o ano de 2016 a 2019 o Estado saiu da média de 3,08 para 3,52, o que fez o estado avançar cinco posições, saindo do 23º lugar para 18º no ranking. Já no ID Conselho o aumento foi de 15%, o que garantiu o 4º lugar na média dos Conselhos Municipais da Assistência Social do Brasil.
Os números foram publicados recentemente pela Secretaria Nacional de Assistência Social. O ID CRAS é composto por informações que retratam a estrutura física das unidades, as características qualitativas e quantitativas das equipes de Recursos Humanos, bem como os serviços ofertados à população e os respectivos procedimentos mínimos necessários para uma oferta adequada. Já o ID Conselho mede a estrutura administrativa, dinâmica de funcionamento e composição do conselho municipal.
Um dado também positivo é o do Recife, que no ano de 2015 estava com nota 3,0 e,em 2019 foi avaliado com nota 3,4, saindo de 22º lugar para 13º no ranking nacional das metrópoles no ID CRAS.
A análise dos indicadores permite que o Governo do Estado e os municípios desenvolvam estudos para subsidiar o gestor no âmbito da política pública. “Isso traz cenários concretos que ajudam a consolidar e sistematizar políticas públicas de Assistência Social, além de garantir a transparência”, pontua o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes.
Segundo o secretário executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues, todos os dados são sistematizados pelo setor de Vigilância Socioassistencial da Secretaria Executiva de Assistência Social, da SDSCJ,  e podem ser acessados por municípios através do SIGAS PE, através do link www.sigas.pe.gov.br/pagina/publicacoes.

COMENTÁRIOS