Presidente da AMUPE Márcia Conrado e o deputado estadual e presidente do Coren-PE Gilmar Júnior conversaram sobre o assunto
Após reunião entre a presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado e o deputado estadual e presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Gilmar Júnior, nesta terça-feira (11/07), ficou decidido que Pernambuco será o primeiro estado do Brasil a montar um grupo de trabalho para discutir a possibilidade de viabilizar o pagamento do piso da enfermagem pelos municípios pernambucanos.
O Grupo de Trabalho será composto por representantes da Amupe, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e profissionais de enfermagem, com o objetivo de promoverem a análise das decisões judiciais e desenvolverem esforços para o pagamento do piso, na medida que se iniciem os repasses financeiros da união, conforme decisão judicial.
De acordo com o Gilmar Júnior, principal voz dos profissionais aos da enfermagem em Pernambuco,, assim que o repasse federal acontecer, os municípios deverão, imediatamente, pagar os trabalhadores, com alguns cuidados: não fazer composição salarial e observar as cargas horárias já praticadas. Até lá, Gilmar Júnior defende que os prefeitos devem cobrar o repasse da União, para que não sofram, inclusive, perda de poder político nas eleições municipais do ano que vem.
Hoje, o movimento municipalista luta para a aprovação do adicional de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios do mês de março, como fonte permanente para custeio do piso da enfermagem dos municípios. O presidente do Coren/PE e Deputado Estadual Gilmar Júnior se comprometeu a atuar pela sua aprovação e apoio junto à categoria.
COMENTÁRIOS