População de rua de Olinda recebe Ponto de Cuidado

Ação é coordenada por Cloves Benevides, secretário estadual de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas

Crédito: Celso Calheiros/ SPVD

Com o objetivo de levar mais ações de proteção aos que precisam, Ponto de Cuidado para população em situação, em Olinda, Região Metropolitana do Recife (RMR) passa a funcionar hoje, pela manhã. A iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, e em parceria com a Prefeitura de Olinda levam o equipamento público para a Cidade Patrimônio da Humanidade. O local oferece espaço para tomar banho e receber kits de alimentação, água mineral, itens de higiene pessoal e álcool em gel.

A definição do local foi feita pela Prefeitura. As instalações e os insumos para o atendimento de cerca de 80 pessoas são do Governo do Estado. O Ponto de Cuidado de Olinda funcionará durante os sete dias da semana, de domingo a domingo, das 8h às 16h.

O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides destacou a importância da iniciativa em atender às pessoas em vulnerabilidade social, oferecendo apoio profissional, , cuidados em higiene e reforço alimentar e nutricional.

“É uma ação para garantir esse atendimento e respeita todas as normas, cuidando da segurança de quem está ali. Além dos kits entregues individualmente, também temos pias para a higiene das mãos e banheiros com chuveiros para o banho”, explicou o secretário Cloves Benevides. Além de Olinda, espaços similares começaram a funcionar no Recife e no Paulista. Em Jaboatão dos Guararapes, está marcado para entrar em funcionamento esta semana.

As filas para aqueles que esperam seu atendimento no Ponto de Cuidado terá espaçamento de pelo menos um metro e meio entre as pessoas. Durante a espera, técnicos e voluntários aproveitam para passar informações sobre cuidados para se proteger da covid-19. As informações são simples e utilizam recursos lúdicos, para facilitar a compreensão do público.

Os Pontos de Cuidado são estruturas que unem Estado, Município e a sociedade civil em diferentes manifestações. Parte dos insumos distribuídos vieram de doações voluntárias e contribuições da iniciativa privada. Grupos voluntários também se incorporaram ao esforço de atender àqueles que mais precisam. Os cidadãos que estiverem fora do grupo de risco, não morarem com alguém que pertença ao grupo de risco e desejarem oferecer sua força de trabalho voluntário poderão se inscrever através da página do Instagram do coletivo Unificados Pop Rua (@unificadospsr) ou na plataforma Transforma Recife, através da internet, pelo endereço www.transformarecife.com.br.

Kit de higiene: Sabão líquido, escova de dentes, creme dental, pente e toalha descartável
Kit de alimentação: um item com carboidrato (bolacha ou biscoito), um item de proteína (queijo processado ou sardinha), frutas com casca e água mineral.

COMENTÁRIOS