População do Agreste e litoral Sul será beneficiada com Ações de Cidadania

Vertente do Lério, Vitória de Santo Antão e Sirinhaém receberão, esta semana, um mutirão de serviços sociais e de saúde do Governo do Estado e das prefeituras

Vertente do Lério, Vitória de Santo Antão e Sirinhaém receberão, esta semana, um mutirão de serviços sociais e de saúde do Governo do Estado e das prefeituras

As Ações de Cidadania que fazem parte do Programa Governo Presente vão beneficiar a população de três cidades: na quarta-feira (dia 20), Vertente do Lério, no Agreste; na quinta (dia 21), Vitória de Santo Antão, na Região Metropolitana do Recife: e na sexta-feira (dia 22), Sirinhaém, na Mata Sul.  Vão ser oferecidos os serviços de atualização de documentos e certidões, uma série de serviços de saúde, de assistência social, informações sobre políticas públicas e muito mais.  A Ação de Cidadania é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, junto com as prefeituras parceiras.

O serviço mais procurado é o de emissão de carteiras de identidade, onde a emissão da primeira via é totalmente gratuita. Quem necessitar emitir uma nova via precisa realizar o pagamento de uma taxa de R$ 24,36. O processo é totalmente eletrônico, com scanners e outros aparelhos eletrônicos para a coleta de dados biométricos no local. O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará presente para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Outro documento importante que também estará disponível na Ação é o CPF. Quem precisar do documento será atendido.

A Ação de Cidadania também traz serviços para quem quiser cuidar da saúde, no local será possível aferir a taxa de glicemia, a pressão arterial e a temperatura do corpo.  Nos eventos, é possível fazer teste para identificar doenças como sífilis, hepatites virais e fazer teste rápido para detectar o covid-19.  Também haverá apresentação de informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

As Ações realizadas, em 2021, somam mais de 168 mil atendimentos gerais em 53 eventos, em todas as regiões do Estado. A preocupação com a saúde está mantida. O acesso à escola onde ocorre o evento só é liberado depois de aferida a temperatura. O uso de máscara de proteção e o distanciamento social são obrigatórios. Quem não possuir máscara, receberá uma, gratuitamente, pela operação Pernambuco pela Prevenção.

Em alguns locais é necessário fazer o agendamento com antecedência. O agendamento pode ser no próprio município (veja local, abaixo) ou através do site PE Cidadão. Pela internet, escreva www.pecidadao.pe.gov.br e clique em agendamento. Depois é só escolher o município. As ações são eventos que ocorrem de forma rotineira.

Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 70 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente. Toda a articulação é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Ação de Cidadania em Vertente do Lério
Quarta-feira, dia 20 de outubro
Das 9h às 13h
Escola Municipal José Batista de Souza
Avenida Capitão Luiz de Franca, Centro

Ação de Cidadania em Vitória de Santo Antão
Quinta-feira, dia 21 de outubro
Das 8h às 12h
Escola Técnica Estadual José Joaquim da Silva Filho
Rua Dr. Demócrito Cavalcante. Livramento.
Agendamento: Secretaria Executiva da Mulher, na rua Severino da Costa Gomes, 39. Matriz

Ação de Cidadania em Sirinhaém
Sexta-feira, dia 22 de outubro
Das 8h às 12h
EREM Doutor Eurico Chaves
Rua Marquês de Olinda, 361. Centro
Agendamento: Secretaria de Cultura, Esportes e Evento, na Travessa Olímpio Machado, s/n. Centro

COMENTÁRIOS