Prefeito de Sertânia se reúne com reitor da UFPE

Ângelo Ferreira discutiu o convênio NEMIP e outros assuntos como Revitalização do Rio Moxotó, Inovação, Pesquisa Covid-19, Regularização Fundiária, Energia Solar, Tele Saúde, Moradia Legal.

Ângelo Ferreira discutiu o convênio NEMIP e outros assuntos como Revitalização do Rio Moxotó, Inovação, Pesquisa Covid-19, Regularização Fundiária, Energia Solar, Tele Saúde, Moradia Legal.

O prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, se reuniu nesta semana com o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, para tratar sobre o Núcleo de Extensão das Regiões do Moxotó, Ipanema e Pajeú (NEMIP), onde o município será o polo representante dessas localidades. Serão ofertados cursos a partir deste primeiro semestre de 2021 na Escola Municipal Presidente Vargas, na sede do município. Além disso, também foram tratados outros assuntos como a Revitalização do Rio Moxotó, Inovação, Pesquisa Covid-19, Regularização Fundiária, Energia Solar, Tele Saúde e Moradia Legal.

A reunião foi realizada no gabinete do reitor, na sede da UFPE. “Estivemos aqui na Universidade Federal de Pernambuco, uma visita importante para o município de Sertânia. Fomos recebidos pelo reitor e pró-reitor de Extensão e trocamos ideias no sentido de finalizar a parte formal de um convênio com a UFPE para a implantação do NEMIP, que começará com cursos que irão servir para diversos profissionais da área de educação. Isso é um ganho inestimável para o nosso município e toda região, além de tratar de outras parcerias que virão a partir disso”, contou o prefeito.

Além do reitor também participaram o pró-reitor de Extensão, Oussama Noau, o assessor do reitor, Breno Caldas, o professor Paulo Fernandes e o bibliotecário especialista da UFPE, Elilson Góis, que tem ajudado nesse processo. “Foi um grande prazer receber o prefeito de Sertânia na universidade, demos continuidade às tratativas para implantação do núcleo de extensão na região, onde Sertânia será a sede, analisamos outras dimensões do projeto e vamos dar segmento a esse processo, esperamos que ainda esse mês estejamos com a proposta de convênio devidamente preenchida e os planos de trabalhos também finalizados, para que façamos a assinatura muito em breve”, disse o reitor da UFPE, Alfredo Gomes.

Durante a reunião foi discutida a possibilidade de envolver, através dessa iniciativa, a questão da regularização fundiária dentro do Programa Moradia Legal que a UFPE participa. O reitor contou que seria muito bom contar com a participação de Sertânia. “Discutimos projetos relativos à questão dos resíduos sólidos, que é uma necessidade dos municípios e a cidade de Sertânia vem pautando isso de forma muito correta e adequada. Também abordamos outras iniciativas evolvendo a possibilidade de projetos com empresas juniores. Desejamos ampliar a parceria para além da oferta de cursos, para que possamos futuramente desenvolver de forma conjunta na região”, pontuou o reitor.

Sobre o NEMIP, serão ofertados seis cursos a partir do primeiro semestre de 2021: ‘Cartografia Social Hidroterritorial’; ‘História e Cultura do Sertão’; ‘Metodologia para Elaboração de Projetos para Professores’; ‘Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade’; ‘Metodologia do Trabalho Científico’ e mais um curso relacionado a projeto de seleção de pós-graduação.

COMENTÁRIOS