Prefeitura de São Bento do Una trabalha no apoio às famílias atingidas pelas chuvas

Prefeitura de São Bento do Una trabalha no apoio às famílias atingidas pelas chuvas

Nesse último fim de semana, São Bento do Una foi atingido por uma forte chuva que atingiu principalmente a Zona Rural na região da Una dos Cordeiros e Maniçoba dos Soares, fazendo que um grande volume de água descesse pelo Rio Una. Da sexta-feira para o sábado, o Açude Velho transbordou e trouxe muita alegria e esperança para quem vinha sofrendo com estiagem nos últimos oito anos. No entanto, na madrugada do sábado para o domingo o que era alegria causou preocupação e desespero para os moradores da Vila Adelma, Almas Benditas e Alto Santiago, localidades que ficam as margens do Rio Una. O volume de água foi acima do esperado, o que causou alagamentos nessas localidades.  Ao todo, 46 famílias foram diretamente atingidas e algumas delas perderam tudo o que tinha. O Governo Municipal entrou em ação ainda nas primeiras horas do domingo para ajudar no socorro as vítimas. O empenho e a agilidade da prefeita Débora Almeida (PSB) e dos seus colaboradores foi essencial para ajudar os moradores atingidos num curto espaço de tempo. Tanto a prefeita, quanto todos os secretários municipais foram para as ruas assim que souberam do que estava acontecendo e colocaram a “mão na massa”. Eles disponibilizam veículos para o translado das famílias atingidas e foram ofertados quatro prédios públicos para servir de abrigo provisório para quem precisasse. Quando o sol nasceu, começou o trabalho de ajuda às famílias que foram prejudicadas pela enxurrada. Alguns funcionários e colaboradores da Prefeitura de São Bento do Una começaram a distribuir donativos para os mais atingidos. Foi preparado café da manhã, almoço e jantar para os moradores que estavam trabalhando na recuperação do que restou. Uma base operacional foi montada na sede da Secretaria de Assistência Social onde foi possível receber donativos dos cidadãos que se compadeceram dos que estavam necessitando de auxílio. Já na manhã da segunda-feira (25), começaram a ser recolhidos os entulhos e móveis danificados dos moradores, principalmente na região do Alto Santiago, loteamento mais atingido. O Governo Municipal iniciou uma campanha de arrecadação de donativos que estão sendo entregues na sede da Secretaria de Assistência Social. OUTRAS LOCALIDADES – A prefeita Débora Almeida e o Secretário de Desenvolvimento Rural que acumula a função de Coordenador da Defesa Civil de São Bento do Una, Atelmar Pontes (Teminha), foram para alguns sítios para avaliar a situação das estradas vicinais. As maquinas da Prefeitura Municipal e do Governo do Pernambuco estarão em breve fazendo a recuperação das estradas.

Nesse último fim de semana, São Bento do Una foi atingido por uma forte chuva que atingiu principalmente a Zona Rural na região da Una dos Cordeiros e Maniçoba dos Soares, fazendo que um grande volume de água descesse pelo Rio Una.

Da sexta-feira para o sábado, o Açude Velho transbordou e trouxe muita alegria e esperança para quem vinha sofrendo com estiagem nos últimos oito anos. No entanto, na madrugada do sábado para o domingo o que era alegria causou preocupação e desespero para os moradores da Vila Adelma, Almas Benditas e Alto Santiago, localidades que ficam as margens do Rio Una. O volume de água foi acima do esperado, o que causou alagamentos nessas localidades. 

Ao todo, 46 famílias foram diretamente atingidas e algumas delas perderam tudo o que tinha.

O Governo Municipal entrou em ação ainda nas primeiras horas do domingo para ajudar no socorro as vítimas. O empenho e a agilidade da prefeita Débora Almeida (PSB) e dos seus colaboradores foi essencial para ajudar os moradores atingidos num curto espaço de tempo. Tanto a prefeita, quanto todos os secretários municipais foram para as ruas assim que souberam do que estava acontecendo e colocaram a “mão na massa”. Eles disponibilizam veículos para o translado das famílias atingidas e foram ofertados quatro prédios públicos para servir de abrigo provisório para quem precisasse.

Quando o sol nasceu, começou o trabalho de ajuda às famílias que foram prejudicadas pela enxurrada. Alguns funcionários e colaboradores da Prefeitura de São Bento do Una começaram a distribuir donativos para os mais atingidos. Foi preparado café da manhã, almoço e jantar para os moradores que estavam trabalhando na recuperação do que restou. Uma base operacional foi montada na sede da Secretaria de Assistência Social onde foi possível receber donativos dos cidadãos que se compadeceram dos que estavam necessitando de auxílio.

Já na manhã da segunda-feira (25), começaram a ser recolhidos os entulhos e móveis danificados dos moradores, principalmente na região do Alto Santiago, loteamento mais atingido. O Governo Municipal iniciou uma campanha de arrecadação de donativos que estão sendo entregues na sede da Secretaria de Assistência Social.

OUTRAS LOCALIDADES – A prefeita Débora Almeida e o Secretário de Desenvolvimento Rural que acumula a função de Coordenador da Defesa Civil de São Bento do Una, Atelmar Pontes (Teminha), foram para alguns sítios para avaliar a situação das estradas vicinais. As maquinas da Prefeitura Municipal e do Governo do Pernambuco estarão em breve fazendo a recuperação das estradas.

COMENTÁRIOS