Prefeitura de São Lourenço da Mata lança programa para promover participação social com gastos públicos

Control Ação tem como objetivo promover ações de cidadania, ampliando conhecimentos nas áreas das políticas públicas, educação fiscal e controle social

A Prefeitura de São Lourenço da Mata (RMR) lançou o programa “Control Ação”, que visa unir serviços públicos e os direitos e deveres dos cidadãos. A iniciativa, estimulada pela Controladoria Geral do Município (CGM), conta com o apoio do Ministério Público do Estado (MPPE), Controladoria Geral da União (CGU), Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ-PE) e Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).

Para o prefeito Bruno Pereira, o “Control Ação” é uma maneira de incentivar o protagonismo do cidadão com a gestão pública e a transparência dos órgãos. “Estamos conseguindo despertar nos moradores o interesse pelo acompanhamento da máquina e o do erário público. E isso é muito importante para o funcionamento das democracias. Isso será possível por meio de um pacote de iniciativas do ‘Control Ação’, que funciona como um programa ‘guarda-chuva’, já que, por meio dele, realizamos diversas ações, promovendo cidadania, com conhecimentos nas áreas de políticas sociais, educação fiscal, ética, controle social, transparência e fortalecimento da Ouvidoria”, explicou o chefe do Executivo.

Já o controlador geral do município, Felipe Silva, destacou a interação entre as Secretarias de Comunicação Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Assistência Social e Finanças no compromisso da gestão com a transparência do Executivo com a sociedade. “O trabalho é realizado em conjunto com as demais pastas, que ajudam na elaboração do planejamento das atividades, acompanhando as ações e os indicadores de desempenho. Sempre focando no ato do cidadão e sua apropriação com suas responsabilidades”, frisou o gestor.

A moradora Maria de Fátima aprovou o programa e gostou da iniciativa. “A gestão está de parabéns! Nós, moradores, estamos recebendo vários serviços sociais e formação em minicursos. Neles, aprendemos nossos direitos como cidadãos e nossos deveres. E sabemos a quem cobrar e onde denunciar, caso encontremos alguma irregularidade na gestão pública”, disse.

“Além disso, estamos conhecendo melhor a administração pública, com a participação dos moradores; isso mostra mais transparência do Executivo. Um exemplo é o ‘Minuto Cidadão’, um miniprograma para que os moradores possam perguntar suas dúvidas sobre controle fiscal, arrecadação de impostos, gastos dos recursos públicos e a importância dos pagamentos dos tributos ao controlador da cidade, para que ele possa responder”, concluiu a Fátima.

COMENTÁRIOS