Prefeitura do Paudalho realizará VIII Conferência Municipal de Saúde

Saiba mais informações clicando no link


A Prefeitura do Paudalho realizará no dia 17 de novembro a VIII Conferência Municipal de Saúde de Paudalho. O evento é uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde (CMS) que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. A edição deste ano terá como tema “Gestão de qualidade do SUS e os desafios decorrentes da pandemia do coronavírus”.

O evento será realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, no centro da cidade, no horário das 8h às 17h. O principal objetivo do encontro é aprimorar o Plano Municipal de Saúde (PMS) dos próximos quatro anos (2022 a 2025). Durante a conferência serão promovidas palestras, debates e atividades em grupo com o objetivo de abordar a temática em detalhes.

O público-alvo da conferência são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) através da sociedade civil organizada, trabalhadores da saúde e gestores do SUS. As inscrições na Conferência deverão ser realizadas de forma presencial no dia, horário e local do evento. Ao todo, serão disponibilizadas 150 vagas, número limitado conforme a capacidade do lugar de realização da cerimônia. O uso de máscara será obrigatório. Todos os presentes irão receber certificado de participação.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lúcia Matias, esse será um momento ímpar e colaborativo para o planejamento da área. “A finalidade da Conferência é debater as ações da Saúde, as propostas que são importantes para o município, discutir financiamento, os avanços que a gente teve, até onde estamos avançando, e também o que nós já ofertamos e o que será necessário implementar.”, declarou a gestora.
O que é Plano Municipal de Saúde (PMS)?
De acordo com o Manual do Gestor Municipal do SUS: diálogos no cotidiano (2021), guia elaborado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), o Plano Municipal de Saúde (PMS) é uma importante ferramenta de gestão que pode contribuir no processo de compreensão dos principais problemas e desafios enfrentados pela saúde de um município.

O PMS deve conter uma análise situacional da saúde da cidade, além de uma descrição das prioridades, dos objetivos, diretrizes, metas e indicadores, e uma descrição dos processos de monitoramento e avaliação. Sua validade é de quatro anos, a partir do segundo ano do atual governo, ao primeiro ano do próximo governo.

COMENTÁRIOS