Prefeitura do Recife e Câmara Municipal firmam acordo histórico de R$ 30 milhões para investimentos em obras públicas na cidade

Recursos são originários de saldo positivo do orçamento da Câmara após ano com bom desempenho no controle do custeio do legislativo municipal


Uma parceria histórica entre a Prefeitura do Recife e a Câmara Municipal d
o Recife vai permitir ampliar o volume de obras públicas em toda a cidade, contribuindo diretamente para a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida dos recifenses. Esses benefícios serão gerados a partir de um acordo entre os Poderes Executivo e Legislativo municipais, que fará retornar aos cofres da Prefeitura a quantia de R$ 30 milhões. Essa verba veio de saldo positivo no orçamento do legislativo municipal. A doação foi anunciada em reunião nesta sexta-feira (10), na sede da Prefeitura do Recife, com as presenças do prefeito João Campos; do presidente da Câmara, Romerinho Jatobá; do primeiro-secretário da Casa, Eriberto Rafael; e do líder do Governo, Samuel Salazar e vice-líder do Governo, Rinaldo Júnior; e o líder da Oposição, Renato Antunes e vice-líder da Oposição, Tadeu Calheiros.

“Eu venho aqui parabenizar a Câmara de Vereadores do Recife que por uma decisão colegiada, dos vereadores e das vereadoras da cidades, fizeram um repasse da Câmara para Prefeitura, para ser revertido 100% em investimento público. A gente sabe que este é um ano desafiador e a Câmara teve uma preocupação de fazer um ano com uma gestão importante, economizando recursos, chegando ao final do ano com superávit. A sobra de recursos está sendo destinada ao Poder Executivo, pra gente retornar 100% em investimento: obras e melhorias de infraestrutura, para todas as regiões e bairros da cidade do Recife. Parabenizo os 39 vereadores pela iniciativa”, declarou o prefeito do Recife, João Campos.

Os recursos devolvidos à Prefeitura serão utilizados para viabilizar obras de infraestrutura urbana, dentre outras intervenções em diversos bairros do Recife. O volume é resultado de uma série de economias realizadas pela Câmara Municipal da cidade, a exemplo da diminuição de custeio e a informatização dos processos, além dos cortes provocados pela pandemia.

Para o presidente da Câmara do Recife e vereador, Romerinho Jatobá, a ação comprova a sintonia entre os poderes, apesar da independência necessária, além de ser uma demonstração de grandeza do parlamento. “A sensibilidade dos vereadores foi muito importante, conversamos com todas as frentes partidárias da Câmara, para todos os vereadores e vereadoras foi unânime a decisão. Todos entenderam que o momento era de ajudar, sim, a Prefeitura do Recife, ajudar as pessoas da nossa cidade”, destacou.

De acordo com o primeiro-secretário da Câmara Municipal do Recife e vereador, Eriberto Rafael,  houve economia ao longo do ano para conseguir fazer o repasse ao Poder Executivo. “Fizemos um trabalho de gestão histórico. Essa é a primeira vez na história que 30 milhões de reais são destinados para investimentos. Fizemos um trabalho para economizar e ser repassado para a prefeitura, pensando na melhoria da cidade e no cidadão recifense”, explicou.

Para o vereador e líder do Governo na Câmara, Samuel Salazar, o repasse vem para melhorar a vida do cidadão recifense. “Esse valor não está sendo repassado para o fundo da Câmara do Recife para a aquisição de um novo prédio, mas sim para ajudar a cidade com obras e oportunidade de geração de empregos. Com isso, ajudaremos na retomada econômica para melhorar a vida do povo recifense”, pontuou.  O líder da Oposição, Renato Antunes, destacou a decisão coletiva entre os vereadores. “Nada mais justo do que nesse momento de pandemia, dificuldade e retomada, a Câmara do Recife também fazer o seu papel e ser participante do Executivo para entregar ao povo do Recife ações que precisam. Um gesto que mostra coletivo e solidário que mostra independência e harmonia entre os Poderes”, falou.

 

COMENTÁRIOS