Prefeitura do Recife entrega Creche Municipal Unidos Venceremos na Zona Norte da cidade

Obra de requalificação e ampliação da unidade garantiu a abertura de 40 novas vagas e faz parte do programa Infância na Creche

Prefeitura do Recife entrega Creche Municipal Unidos Venceremos Recife João Campos
Dentro das ações da Semana do Bebê 2022, a Prefeitura do Recife inaugurou, nesta quarta-feira (24), a Creche Municipal Unidos Venceremos, localizada
entre os bairros do Alto José do Pinho, Alto José Bonifácio e Bomba do Hemetério, na Zona Norte da cidade. A unidade já está em funcionamento e, após obras de requalificação e ampliação, que integram o projeto Escola no Grau, abriu 40 novas vagas para crianças da comunidade. Construiu-se duas novas salas de aula, banheiro, uma sala de leitura totalmente nova, refeitório, e houve melhoria em toda unidade, incluindo pátio, lavanderia e salas administrativas. O prefeito João Campos destacou que a entrega faz parte do programa Infância na Creche, que tem como meta criar sete mil vagas até 2024.

Prefeitura do Recife entrega Creche Municipal Unidos Venceremos Recife João Campos

“Lembro quando eu estava andando pelo Recife, ainda antes de ser prefeito, e sempre me chamava muito a atenção a necessidade de as pessoas pedirem vagas de creche. Isso em quase todos os bairros da cidade. Sempre digo que prefiro olhar o que falta do que aquilo que foi feito. É uma tarefa nossa fazer o que falta”, ressaltou João Campos, reforçando o compromisso. Então, firmamos um compromisso ousado de duplicar o número de creches na cidade em quatro anos”, acrescentou o prefeito João Campos. A meta é criar sete mil vagas até 2024. “Tudo isso demanda uma capacidade muito alta de trabalho e recurso, mas não pode ser visto como algo caro. Isso é o necessário. Ou fazemos isso ou não conseguimos construir uma cidade melhor, no amanhã, do que foi hoje. Esse é o nosso desafio”, continuou.

O local possui atualmente seis turmas divididas entre os Grupos I, II e III, atendendo 120 estudantes com a ampliação. Após a reforma, a unidade ganhou duas novas salas de aula, além de uma bateria de banheiros, o que permitiu que a creche saltasse de quatro para seis turmas, acolhendo mais crianças. A Creche Municipal Unidos Venceremos possui uma área de terreno de 836,67m², sendo a área de intervenção de 82,19m².

Com duas netas na unidade, Irãy Alves, 58 anos, revelou surpresa ao conhecer a estrutura do local. “É coisa de primeiro mundo. Eu passava aqui na frente e achava a coisa mais linda. Teve um dia que tive a oportunidade de entrar e fiquei encantada. Salas com ar condicionado, vê que coisa boa. Nossos filhos, agora, quando chegar o verão, não terão mais preocupação. Tá tudo mais ampliado, mais segurança. Essas áreas externas para eles brincarem à vontade. O que imaginarem de brinquedo que uma criança necessita para educação, bem-estar e qualidade de vida, essa creche tem”, destacou. “A questão da creche desarma muito a criança, porque aqui ela não só brinca, ela aprende. Sem contar o cuidado com a saúde, com as vacinas, com atendimento médico, encaminhamento para psicólogos. Você não sabe o benefício que uma boa creche traz para as crianças e mães”, disse.

Prefeitura do Recife entrega Creche Municipal Unidos Venceremos Recife João Campos

Com a inauguração da creche, a Prefeitura do Recife soma, até o momento, 13 entregas de unidades educacionais, entre novas sedes e novas unidades de creche, creche escola e escola municipal. “É com muito gosto que estamos inaugurando mais uma unidade. Este é mais um passo que damos para o fortalecimento da educação infantil do Recife, que é uma das prioridades do prefeito João Campos. São mais de 40 famílias que tiveram o alívio de verem seus filhos acolhidos e seguros”, destacou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

– INFÂNCIA NA CRECHE: Com o objetivo de fortalecer a Educação Infantil e ampliar as vagas em creches, duplicando o número de vagas, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, lançou, o Infância na Creche. O programa atuará em quatro grandes eixos: construção de novas creches com foco na expansão da infraestrutura própria; ampliação e requalificação de unidades já existentes, permitindo o aumento de vagas e melhoria da estrutura; parcerias com instituições sem fins lucrativos, atuando em conjunto com unidades comunitárias vinculadas a ONGs, Fundações e Cooperativas Educacionais; e estudos para parceria público privada (PPP), que viabilizará a construção de creches através de parcerias. A previsão é que R$ 150 milhões, próprios dos cofres municipais, sejam investidos neste que é o maior programa de expansão de vagas em creches da história.

COMENTÁRIOS