Prefeitura do Recife monta centenas de postos no Dia D de Vacinação Antirrábica

Saiba como vacinar seu animal

Foto: Divulgação/Sesau

por Letícia Lima

Se você tem pet, se ligue! A Prefeitura do Recife realiza neste sábado (28) o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. Ao todo, 309 postos volantes espalhados pelos oito Distritos Sanitários da cidade estarão abertos, das 8h às 17h, para receber cães e gatos com mais de seis meses de vida e que ainda não tenham recebido, no último ano, a dose contra a Raiva.

A cerimônia de abertura ocorrerá no 2º Jardim de Boa Viagem, com iniciativas educativas para a comunidade, juntamente com a alternativa de vacinação via drive-thru, permitindo que os animais sejam imunizados sem sair dos veículos de seus donos, além da abordagem tradicional. A meta é vacinar 150 mil animais em todo o município de Recife apenas neste dia.

Para um melhor controle e agilizar o atendimento, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) orienta que, na ocasião, seja apresentado o cartão de vacinação dos cães e gatos, com a data e o lote do imunizante aplicado anteriormente. Quem não possuir o documento receberá um novo ao final do procedimento.

“É importante destacar que a raiva é uma doença grave, potencialmente fatal. Pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente através de mordidas, lambidas ou arranhões. Porém, é fácil prevenir. Estamos com uma grande campanha, somente neste Dia D serão mais de 300 postos, entre unidades de saúde, praças, igrejas, escolas, terminais de ônibus, associações de moradores, em todos os cantos da cidade, justamente para facilitar o acesso da população, para que se programem e levem seus animais de estimação”, ressalta Vânia Nunes.

A vacinação antirrábica é fornecida pelo SUS como parte do esforço para quebrar o ciclo de transmissão da doença entre animais e seres humanos. Em caso de contato com a saliva infectada, deve-se buscar atendimento imediato.

COMENTÁRIOS