Prefeitura oferece transporte gratuito para pacientes em tratamento

Prefeitura oferece transporte gratuito para pacientes em tratamento

Iniciativa garante que paciente de tenham acesso a tratamentos de saúde

O A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho está disponibilizando para a população o “Saúde em Movimento”, um serviço especializado que garante o transporte de pacientes em tratamento. Funcionando desde o começo deste ano, o “Saúde em Movimento” faz o atendimento de 570 pessoas do município.

A frota é composta por 14 vans, sendo duas adaptadas com elevadores para o acesso de cadeirantes; 2 carros de passeio e 1 veículo 4×4, para o transporte de pessoas que residem em locais de difícil acesso e áreas de engenho.

Este serviço foi reestruturado para garantir aos pacientes usuários do SUS a assistência necessária para chegar até o local do tratamento”, diz a coordenadora de Transporte de Paciente, Danielle Barbosa
A gerente de Atenção à Saúde, Rosana Alexandre, explica que os veículos fazem o transporte de pacientes para hospitais e clínicas dentro ou fora do município.  “As vans serão para qualquer necessidade do paciente. Se ele precisar se deslocar do Cabo para qualquer outro local, o transporte será realizado”, afirma gerente.

O serviço é destinado aos pacientes em tratamento de hemodiálise, radioterapia, quimioterapia, fisioterapia, com dificuldades de locomoção ou que tenham alguma deficiência física, que se encontram em tratamento no SUS.

COMO SOLICITAR –  Para utilizar o serviço de transporte do “Saúde em Movimento”, o usuário ou seu representante legal, deve comparecer ao setor de transporte, no Centro Administrativo Municipal II (na PE-60), para realizar o cadastro, das 8h às 16h.

Para se cadastrar é necessário apresentar: carteira de identidade, cartão do SUS, comprovante de residência atualizado e o laudo médico (cópia). Após o registro, as viagens devem ser agendadas com três dias de antecedência, informando a data e horário.  Pacientes em tratamento contínuo (hemodiálise, quimioterapia) só precisam realizar o primeiro agendamento e posteriormente, apresentar o calendário dos demais dias de atendimento.

Danielle Barbosa acrescenta que a Secretaria de Saúde disponibiliza o serviço de alta hospitalar. “São para pacientes que recebem alta e não possuem meios próprios para retornar para suas residências”, explica.

COMENTÁRIOS