Premiações iguais para atletas homens e mulheres poderá ser obrigatória no Estado

Premiações iguais para atletas homens e mulheres poderá ser obrigatória no Estado

A trajetória das mulheres nos esportes nunca foi fácil. Sua participação nas variadas modalidades esportivas e competições eram permitidas apenas para homens. No entanto, a consciência política e a emancipação das mulheres nos espaços de decisão foi o pontapé para provocar mudanças neste cenário. Apesar dos progressos e de uma maior inserção das mulheres nos esportes, as amarras do machismo e da desigualdade de gênero continuam firmes e fortes. Pensando nisso, o Projeto de Lei nº 321/2019, de autoria da deputada Simone Santana, tem o objetivo de assegurar a igualdade de premiações entre homens e mulheres, atletas, competidores em mesma categoria esportiva ou paraesportiva, nos eventos realizados com recursos públicos estaduais. Ou seja, será proibido nos eventos ou competições esportivas, as quais forem de responsabilidade do governo, a concessão de premiação diferenciada para homens e mulheres, tanto financeira, quanto simbólica. Para a deputada Simone Santana, é preciso cada vez mais políticas públicas que fomentem a participação das mulheres no esporte. “Nossa iniciativa visa combater a ausência de equidade entre gêneros no esporte, fruto de histórico preconceito, ainda arraigado na sociedade. Diante desse cenário, no qual muitas barreiras precisam ser superadas, a garantia de premiações equivalentes por certo representará significativo avanço para nós, mulheres, termos ainda mais autonomia e ocuparmos lugares que são nossos por direito.”

A trajetória das mulheres nos esportes nunca foi fácil. Sua participação nas variadas modalidades esportivas e competições eram permitidas apenas para homens. No entanto, a consciência política e a emancipação das mulheres nos espaços de decisão foi o pontapé para provocar mudanças neste cenário. Apesar dos progressos e de uma maior inserção das mulheres nos esportes, as amarras do machismo e da desigualdade de gênero continuam firmes e fortes.

Pensando nisso, o Projeto de Lei nº 321/2019, de autoria da deputada Simone Santana, tem o objetivo de assegurar a igualdade de premiações entre homens e mulheres, atletas, competidores em mesma categoria esportiva ou paraesportiva, nos eventos realizados com recursos públicos estaduais. Ou seja, será proibido nos eventos ou competições esportivas, as quais forem de responsabilidade do governo, a concessão de premiação diferenciada para homens e mulheres, tanto financeira, quanto simbólica.

Para a deputada Simone Santana, é preciso cada vez mais políticas públicas que fomentem a participação das mulheres no esporte. “Nossa iniciativa visa combater a ausência de equidade entre gêneros no esporte, fruto de histórico preconceito, ainda arraigado na sociedade. Diante desse cenário, no qual muitas barreiras precisam ser superadas, a garantia de premiações equivalentes por certo representará significativo avanço para nós, mulheres, termos ainda mais autonomia e ocuparmos lugares que são nossos por direito.”

COMENTÁRIOS