Presidente da Câmara de Lagoa dos Gatos não aparece na cidade e deixa de afastar vereador com direitos políticos suspensos

Vereador Tárcio Monteiro de Oliveira (PT) foi condenado há 4 meses de pena por motivos pessoais, responde em liberdade, mas não recorreu e teve seus direitos políticos suspensos. Mesmo assim, não foi afastado do cargo


Mesmo com o vereador Tarcísio Monteiro de Oliveira (PT) com seus direitos políticos suspensos por decisão judicial com trânsito julgado, o político não foi afastado do cargo. O suplente da coligação, Sérgio Teófilo da Silva (Republicanos), deveria ter assumido o cargo de vereador, mas o presidente da Câmara Municipal de Lagoa dos Gatos, Elizeu de Souza Maia, não aparece na cidade há cerca de 35 dias.

A Câmara Municipal de Lagoa dos Gatos está fechada. Moradores da cidade e políticos comentam que Elizeu alega a situação da Covid-19, mas também não disponibilizou alguém para responder por ele. Informações extraoficiais alegam que Elizeu, aliado de Tarcísio, estaria fora do estado.

Além do fato de Sérgio ter que assumir no lugar de Tarcísio durante o período os quatro meses de pena, há outra discussão interna na Câmara dos Vereadores: a de que Tarcísio deixe o cargo definitivamente. É que o regimento interno da Câmara, em seu art.19, n.III, alega que o vereador será afastado caso haja a suspensão dos direitos políticos. O regimento ainda diz que, se o Presidente não cumprir a determinação, deve ser destituído do cargo.

COMENTÁRIOS