Prevenção à Violência é o foco da fase 2 do Programa Em Frente Brasil

Saiba mais informações clicando no link


A prevenção à violência será a base das ações do Programa Em Frente Brasil, conforme anúncio feito pelo secretário nacional de Segurança Pública, Marcelo Moreno, nesta segunda-feira (dia 13). Esse foi a principal novidade anunciada na reunião no auditório do Centro Administrativo da prefeitura do município, em Maranguape II, em evento composto por representantes do governo federal, secretários de Estado, de Paulista e o prefeito Júnior Matuto. O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, será o coordenador da Câmara Técnica de Prevenção Socioeconômica.

O Em Frente Brasil foi a primeira iniciativa de segurança pública apresentada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em 2019. O programa piloto foi posto em prática em cinco município no país (Ananindeua (PA), São José dos Pinhais (PR), Goiânia (GO), Cariacica (ES) e Paulista). Em Pernambuco, a segurança em Paulista passou a ter benefícios com participação da Força Nacional e das polícias Federal e Rodoviária Federal, em ações integradas com as polícias civil e militar de Pernambuco, desde o final de agosto de 2019. Os índices para crimes de homicídios tiveram uma redução de 28% e os delitos contra o patrimônio, a queda foi de 34%. No evento, também foi anunciada a permanência da Força Nacional no município por mais seis meses.

Com a conclusão da fase de repressão qualificada, tem início a fase 2, que vai priorizar a prevenção à violência. Em Pernambuco, o secretário Cloves Benevides será o coordenador da Câmara Técnica de Prevenção Socioeconômica. O governo federal vai participar com os ministérios da Cidadania, do Desenvolvimento Regional, da Educação e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos com iniciativas para as áreas educação, saúde, justiça e políticas sobre drogas.

O Governo de Pernambuco tem muito a compartilhar, com o acúmulo de conhecimentos, legislação e ação prática em prevenção social à violência, comentou o secretário Cloves Benevides. “Nós temos vários programas: Pernambuco pela Prevenção reúne mais de dez secretarias de Estado, o Governo Presente é exemplo de cidadania e garantia de direitos e o Juventude Presente tem foco na população de 12 a 29 anos – aqueles que mais comumente figuraram como autores ou vítimas da violência”, resumiu o secretário de Políticas de Prevenção.

O Programa Governo Presente realizou três Ações de Cidadania, no Paulista, em 2019. Em maio, em Pau Amarelo (na Escola municipal Margarida Sampaio); em agosto, em Maranguape II (na Escola estadual dr. Luiz Cabral de Melo); e em dezembro no Jardim Paulista (na EREM professor Maria do Carmo Pinto Riberio).

COMENTÁRIOS