Programa Atitude apoia produção de ex-usuários

Programa Atitude apoia produção de ex-usuários

20ª edição da feira terá estande voltado para apoiar os dependente químicos em sua caminhada sem drogas e com geração de renda

Os visitantes da 20ª edição da Fenearte terão a oportunidade de colaborar com a reinserção socioprodutiva das pessoas atendidas pelo Programa Atitude (Programa de Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus familiares), da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas. O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, fala da iniciativa: “O esforço do Governo de Pernambuco é de atenção ao dependente químico, oferecendo opções de inserção produtiva através do Programa Atitude”.

Os ex-usuários utilizam corda, palitos de picolé, cabaça e outros materiais para produção de peças úteis ou decorativas. Os visitantes da Fenearte podem conferir na rua 19, o estande 504 expõe e vende peças dos participantes do programa nos núcleos no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo e Caruaru. A renda gerada é do artesão, integrante do Programa Atitude.

O Programa Atitude faz parte da estratégia de Política sobre Drogas do Estado e proporciona atendimento aos usuários de crack, álcool e outras drogas com atenção também aos familiares, com exposição à violência. Dentro das atividades oferecidas às pessoas atendidas, está o estímulo à produção através de oficinas de arte e cultura, qualificação e inserção produtiva. O estande da Fenearte será o canal de exposição e vendas do participante do programa.

O Programa Atitude é executado pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e as Drogas de Pernambuco, integrante do Pacto Pela Vida. O Programa Atitude é parte da estratégia de prevenção e assistência prevista na Política Estadual sobre Drogas. O principal objetivo é garantir ao usuário de drogas a proteção integral, em particular ao usuário de crack e drogas com exposição à violência. O programa possui atenção completa, desde com os cuidados primários, passando pela preservação da integridade física, resgate do convívio familiar e atendimento às pessoas vulneráveis ameaçadas pelo tráfico. O programa também oferece apoio àqueles que se encontram sem possibilidade de retorno às suas comunidades e com seus vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

COMENTÁRIOS