Programa Juventude Presente seleciona oficineiros

Saiba mais informações clicando no link


O Programa Juventude Presente, da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, está selecionando jovens para as Oficinas de Conexão Sociocultural, que serão apresentadas em 59 comunidades no Estado. Os oficineiros devem comprovar a experiência na área e apresentar uma proposta de oficina atraente. A seleção levará em conta os dois elementos: o currículo do candidato e a ementa para oficina.

O Juventude Presente vai oferecer 590 oficinas. Serão dez oficinas em cada um dos territórios prioritários de prevenção social. Vão ser beneficiados territórios nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Igarassu, Itamaracá, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão, Palmares, Caruaru, São Joaquim do Monte, Bonito, Barra de Guabiraba, Limoeiro e Petrolina.

A promoção do protagonismo entre adolescentes e jovens é um dos objetivos do Juventude Presente, explica o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides. “O programa busca atrair os mais jovens para atividades adequadas com as suas expectativas, em uma dinâmica que também trabalha o protagonismo e reforça o sentimento de pertencimento do jovem com sua comunidade”, defende Cloves Benevides.

Os interessados em se candidatar poderão ter todas as informações e detalhes sobre a inscrição no edital do site da Coonsult: https://coonsult-coop-com-br.webnode.com/ . A Coonsult é a organização executora do programa. Em um primeiro momento, estão previstas 180 vagas. O número de vagas não é determinado, porque os melhores oficineiros serão convidados a trabalhar em mais oficinas, conforme os critérios previstos no edital.

Está no edital que a seleção de oficineiros levará em conta o currículo e as propostas para as oficinas. Os selecionados serão jovens com experiência comprovada na área de atuação e com o melhor plano para as oficinas. A remuneração é de R$ 52,00 por hora-aula de serviços prestados.

Cada uma das 590 oficinas será ministrada para turma com até 30 adolescentes e jovens da própria comunidade. As oficinas de conexões socioculturais devem envolver mais de 17 mil adolescentes e jovens. Eles participarão das oficinas de artes, de grafitagem, fotografia, produção de vídeo, circo e danças urbanas; oficinas de música, de percussão; oficinas de esportes, aulas de capoeira, basquete e futebol; além das oficinas de educação, voltadas para a conscientização ambiental.

Os adolescentes e jovens da comunidade precisam ter entre 12 e 29 anos, faixa etária do Programa Juventude Presente. As Oficinas de Conexões Socioculturais representam um dos eixos do programa, que também oferece Qualificação Profissional com cursos EAD gratuitos, e Rede Pernambuco Pró Paz, de disseminação da cultura de paz.

COMENTÁRIOS