Racionamento de água atinge a Região Metropolitana do Recife.

Todos os dias presenciamos os mais diversos meios de comunicação, noticiarem as dificuldades que a população de São Paulo está enfrentando em relação ao abastecimento de água. Chuvas abaixo do esperado aliada a uma alta taxa de consumo e desperdício, contribuíram para que as barragens paulistanas secassem e o sistema de abastecimento entrasse em colapso. Enquanto vemos esses fatos acontecerem no sudeste imaginando que estamos livres de tal situação, a Compesa informou no dia de ontem (03), que a região metropolitana do Recife segue para o mesmo caminho. Por conta dos níveis de chuva abaixo do esperado para o período, algumas barragens que abastecem cidades da região metropolitana do Recife estão com níveis que geram preocupação, uma delas é barragem de Botafogo. Com a capacidade de acumular 27 mil metros cúbicos de água, a barragem está operando apenas com 22,38% da sua capacidade, no mesmo período do ano passado, Botafogo estava com 62,29. Por conta desta situação, as localidades que são abastecidas pelo sistema Botafogo entrarão no regime de racionamento. Esta situação atingirá toda a cidade de Igarassu, alguns bairros de Paulista, Abreu e Lima e Olinda. A expectativa é de que as regiões atingidas tenham dois dias com água e três dias sem água. Situações como essas, nos servem de alerta para começarmos a repensar como devemos utilizar este bem tão precioso de maneira sustentável. Segue abaixo algumas dicas para evitar o desperdício de água:   Escrito por Wellington Ribeiro

barragem_de_botafogo

Barragem de Botafogo, em Igarassu (Foto: Reprodução/ TV Globo)

Todos os dias presenciamos os mais diversos meios de comunicação, noticiarem as dificuldades que a população de São Paulo está enfrentando em relação ao abastecimento de água. Chuvas abaixo do esperado aliada a uma alta taxa de consumo e desperdício, contribuíram para que as barragens paulistanas secassem e o sistema de abastecimento entrasse em colapso.

Enquanto vemos esses fatos acontecerem no sudeste imaginando que estamos livres de tal situação, a Compesa informou no dia de ontem (03), que a região metropolitana do Recife segue para o mesmo caminho.

Por conta dos níveis de chuva abaixo do esperado para o período, algumas barragens que abastecem cidades da região metropolitana do Recife estão com níveis que geram preocupação, uma delas é barragem de Botafogo. Com a capacidade de acumular 27 mil metros cúbicos de água, a barragem está operando apenas com 22,38% da sua capacidade, no mesmo período do ano passado, Botafogo estava com 62,29. Por conta desta situação, as localidades que são abastecidas pelo sistema Botafogo entrarão no regime de racionamento. Esta situação atingirá toda a cidade de Igarassu, alguns bairros de Paulista, Abreu e Lima e Olinda. A expectativa é de que as regiões atingidas tenham dois dias com água e três dias sem água.

Situações como essas, nos servem de alerta para começarmos a repensar como devemos utilizar este bem tão precioso de maneira sustentável. Segue abaixo algumas dicas para evitar o desperdício de água:

 

agua2

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS