Radar Político (01/06) – Paulo Câmara prefere seguir pelo caminho da prudência

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Apesar de totalizar 34.540 casos de Covid-19 com 2.807 mortes, Pernambuco apresentou nos últimos dias um quadro de desaceleração da epidemia, índice apontado por um estudo da Escola de Medicina Tropical de Londres. O governador Paulo Câmara optou seguir pelo caminho da prudência quando o assunto é a retomada das atividades econômicas.

O novo decreto do governador, divulgado no domingo (31/05), estabelece que a retomada do funcionamento das atividades econômicas, suspensas durante o enfrentamento à pandemia, será realizada de forma setorial e gradual, considerando-se os riscos à saúde e a relevância socioeconômica de cada atividade, conforme o Plano de Convivência com a Covid-19 aprovado pelo Governo do Estado, que será apresentado nesta segunda-feira (01/06). O Blog Ponto de Vista antecipou que o primeiro setor a ter as suas atividades liberadas será o da Construção Civil. O cronograma de flexibilização das regras para cada setor será divulgado, assim como os protocolos de higiene e distanciamento social que serão exigidos para que as empresas reabram as portas.

Embora haja uma expansão da rede de atendimento aos pacientes de Covid-19 no estado e uma maior disponibilidade de profissionais da saúde, ao que parece, o governador prefere aguardar como se comportará o vírus nas próximas semana, inclusive não descartando a tomada de medidas mais duras de isolamento para evitar o crescimento de casos. 

DE OLHO  – Autor de um Projeto de Lei (em tramitação) que limita os gastos com cachê de artistas, o deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP) promete ficar de olho nos gastos que as prefeituras pretendem fazer com apresentações on-line no São João.  Para Collins o momento é de priorizar investimentos na saúde. É dele também a solicitação para que a população evite acender fogueiras durante o período junino para preservar a saúde dos pacientes que estão com Covid-19.

EM ALTA – O trabalho em conjunto entre os secretários estaduais Sileno Guedes (Desenvolvimento Social) e Cloves Benevides (Políticas de Prevenção às Drogas) tem garantido assistências à população em vulnerabilidade social com a distribuição de cestas básicas e materiais de higiene, sobretudo na Região Metropolitana do Recife.

NOVIDADE – O pré-candidato a prefeito de Ipubi, Dr. Wilson Filho (DEM) tem tudo para ser a surpresa da eleição por lá, principalmente porque o outro pré-candidato da oposição, Valdemar Filho (MDB) já vem de duas derrotas seguidas e o seu projeto não empolga mais. Dr. Wilson desponta para polarizar a disputa com o prefeito Chico Siqueira (PSB).

TÁBUA DE PIRULITO – O governador Paulo Câmara precisa urgentemente puxar a orelha da secretária Fernandha Batista (Infraestrutura) por conta das péssimas condições de tráfego da PE 300 no trecho entre Águas Belas e Inajá. As crateras ao longo da rodovia trazem não apenas prejuízos financeiros, mas, sobretudo, risco à vida de motoristas e passageiros que se aventuram por esta importante rota do Agreste Meridional.

ABANDONO – A situação de abandono e verdadeiro descaso estampado na avenida de acesso ao município de Águas Belas reflete muito bem a cara da administração do prefeito Luiz Haroldo (PT).Uma verdadeira vergonha!

NA MIRA – A pré-candidato à prefeita de Catende, Graça Braz (PTB) pode virar alvo do Ministério Público Federal, tudo porque há indícios de irregularidades nos seus gastos na campanha em que disputou no ano de 2018. “Prestadores de serviço” receberam valores vultosos, inclusive parentes. Graça inclusive já possui decisão no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco rejeitando suas contas eleitorais. É bronca!

LIVE – Oscar Barreto, membro da Executiva Nacional e estadual do PT, será o entrevistado desta terça-feira (02/06) do Blog Ponto de Vista. A Live será no nosso perfil no Instagram (@blogpontodevistape) às 19hs. Na pauta, a conjuntura política e as eleições do Recife. O que ele falará sobre a intenção de Marília Arraes disputar a prefeitura da capital? Aguardem!

REFORÇANDO A BASE -Com uma ampla frente que inclusive já conta com o apoio do PP, o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), deve ganhar mais um reforço para a reeleição. Um importante líder político/religioso deve anunciar adesão à sua base ainda nesta semana. 

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS