Radar Político (06/06) – Fabíola Cabral – Uma excelente opção para vice-governadora

Radar Político (06/06) – Fabíola Cabral – Uma excelente opção para vice-governadora

Publicitária agregaria qualidades a qualquer chapa. Tanto da Situação, quando da Oposição


Com o afunilamento do processo eleitoral cresce a expectativa quanto aos nomes que completarão as chapas do governador Paulo Câmara e de Armando Monteiro, este último pré-candidato do grupo “Pernambuco Quer Mudar”. Até então em ambos os lados os únicos nomes confirmados são os de Jarbas Vasconcelos e Mendonça Filho para o Senado. O primeiro concorrerá pela Frente Popular, já o segundo será um o ocupante de uma das vagas para o Senado na chapa de Armando. Tanto no grupo encabeçado pelo PSB, quanto no liderado pelo PTB há ainda duas vagas a serem preenchidas. A outra de senador e a de vice-governador.

Em relação à vaga disponível para o Senado na Frente Popular ela está reservada para Humberto Costa caso a união com o PSB se confirme, já no lado da oposição não há dúvida de que ela já foi oferecida André Ferreira como forma de atrair o PSC para o bloco.

Enquanto as negociações para as vagas disponíveis para o Senado estão a todo vapor, já não se pode dizer o mesmo em relação ao espaço para vice-governador. Até agora todos os nomes apresentados pelos partidos como possíveis parceiros de Paulo ou Armando nas suas respectivas vices esbarraram em algumas barreiras.

Do lado de Paulo nomes como os de André de Paula, Zé Queiroz, Luciana Santos e Michelle Collins já estiveram na mesa, no entanto alguns questionamentos quanto à indisposição de encarar a disputa, peso eleitoral e capacidade de aglutinação acabaram por impedir o avanço das conversas.

Por sua vez, no grupo liderado por Armando Monteiro, o assunto também não progrediu. O candidato preferencial seria Fernando Filho (DEM), no entanto este já externou o seu desejo de disputar a reeleição para a Câmara Federal. Outro nome ventilado foi o do vereador recifense André Régis, como forma de contemplar o PSDB na chapa, porém, embora apresente um perfil elogiável, falta ao vereador alguns outros requisitos indispensáveis necessários para robustecer a chapa em uma eleição que promete ser a mais disputada dos últimos tempos.

Diante de um cenário de tamanha indefinição começa a surgir com força um nome que carrega consigo predicados imprescindíveis para completar uma chapa majoritária. Este nome é Fabíola Cabral.

Filiada ao PP, partido que é liderado por Eduardo da Fonte e que detém um invejável tempo eleitoral e possui uma bancada de 14 deputados estaduais, Fabíola é filha Lula Cabral, prefeito do Cabo de Santo Agostinho, 7º colégio eleitoral do estado. A sua presença como candidata a vice-governadora não apenas garantiria o empenho do seu pai na campanha majoritária, mas também agregaria um perfil feminino e rejuvenesceria qualquer chapa.

Embora a indicação dela passe pelo crivo de Eduardo da Fonte, não haveria dúvida de que o líder pepista não imporia qualquer objeção, uma vez que sua relação com Lula Cabral, de quem receberá apoio à reeleição, ultrapassa o campo político. É de amizade.

Tamanha a força associada ao nome, não será surpresa alguma se Paulo ou Armando anuncie Fabíola Cabral como candidata a vice-governadora.

Ganhando terreno 1 – O pré-candidato a senador Sílvio Costa (Avante) está animado com os apoios que tem recebido em suas andanças pelo interior do estado. Empunhando a bandeira de “Senador de Lula” Sílvão tem sido bem recepcionado não apenas por eleitores simpatizantes do ex-presidente, mas também por lideranças pertencentes as mais diversas agremiações partidárias.

Ganhando terreno 2 – Entre os apoios conquistados já registrados pelo pré-candidato estão inclusive quadros da Frente Popular, a exemplo do prefeito Valmir Leite (Paranatama) e Neide Ribeiro (Capoeiras), ambos do PSB.

Alerta – O Palácio deve tomar cuidado quanto a imagem que está passando em relação a possibilidade de aliança com o PT, pois expressa a ideia de que desta junção depende a reeleição do governador Paulo Câmara. O grande problema é que caso a aliança não se concretize um clima generalizado de frustração e medo pode tomar conta base, comprometendo desta forma o projeto de permanência do PSB no Governo do Estado.

Lançamento – O Pros, sigla comandada em Pernambuco pelo deputado João Fernando Coutinho, está acertando os detalhes para realizar no Cabo de Santo Agostinho o evento onde empossará os membros do diretório municipal, oportunidade que aproveitará para lançar o radialista Duda Lima à Câmara Federal. Conhecido como a “Voz do Povo” o comunicador Dudu Lima dobrará com Manoel Gerônimo para deputado estadual.

Pesquisa– Está prometida para amanhã (07) a divulgação de mais uma pesquisa eleitoral pelo Instituto Múltipla. O levantamento apresentará dados sobre como está o cenário da sucessão estadual e disputa pelas duas vagas no Senado Federal.

Aproximação – Tem crescido o número de deputados estaduais pertencentes a partidos integrantes da Frente Popular simpáticos à candidatura de Armando Monteiro ao Governo do Estado. Acreditando na vitória da oposição um desses parlamentares já iniciou um movimento de aproximação com o petebista e promete convencer o presidente do seu partido a mudar de lado.

Faltou ela – Em relação a coluna de ontem, quando o Blog apontou os candidatos que deverão superar a barreira dos 60 mil votos, o suplente de vereador do Recife, Fábio Gomes, entrou em contato conosco e afirmou que faltou incluir a candidata Alessandra Vieira na lista. Nas contas de Fábio a esposa do prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, tem construído todas as condições para passar dos 60 mil votos.

Igarassu 1 – O candidato a deputado federal Severino Ninho (PSB) definiu que dobrará com o deputado estadual Francismar Pontes no município de Igarassu, sua principal base eleitoral.

Igarassu 2 – Terceira via no município, Ninho disputará votos para federal com Jorge Côrte Real (PTB) e Júnior Uchôa (PSC). O primeiro dobrará com o pré-candidato a estadual Miguel Ricardo, filho do prefeito Mário Ricardo. Já o segundo realizará dobradinha com Guilherme Uchôa, seu pai.

Festa – A prefeita Isabel Hacker (PSB) prepara uma extensa programação entre os dias 06 e 11 para comemorar os 168 anos de emancipação do município de Rio Formoso. Na agenda está a entrega da reforma de três escolas e shows com Rogério Som e Musa. Com apenas um ano e seis meses a frente da gestão Isabel tem apresentado um desempenho bem acima da média, por esta razão é apontada como uma das melhores gestoras da Mata Sul.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS