RADAR POLÍTICO (08/01) – Lideranças do PSB vêm a público defender candidatura de Geraldo

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Em uma ação que parece coordenada, lideranças orgânicas do PSB têm vindo a público defender o nome do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, para o Governo de Pernambuco. Esse parece ser o último esforço dos socialistas no sentido de convencer o ex-prefeito do Recife a aceitar o desafio.

Deputado estadual e ex-secretário de vários governos do PSB, Aluísio Lessa pediu que o PSB, os demais partidos da Frente Popular, o governador Paulo Câmara e o prefeito João Campos (Recife) ofereçam todas as condições políticas para que Geraldo Júlio seja convocado como candidato a governador para, segundo ele, ganhar as próximas eleições.

“Não há razões que justifiquem algo fora desse contexto. Porque foi assim que vencemos em 2012, 2014, 2016, 2018 e 2020. Qualquer cenário que não leve em consideração esse histórico, essa estrutura fundamental e o papel político cumprido pelo ex-prefeito no conjunto desse processo, somado ao protagonismo do governador Paulo Câmara, do prefeito João Campos e das demais lideranças da Frente Popular, que fique bem claro, significa que podemos ir para um embate de disputa, incomum e imponderável”, previu Lessa.

Em seu perfil no Instagram, o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira, outro eduardista histórico, também saiu em defesa do nome do secretário de Desenvolvimento Econômico. Ângelo aproveitou para destacar que Paulo Câmara é o principal condutor do processo de escolha.

“Sabemos que o nosso governador Paulo Câmara é quem, naturalmente, irá conduzir os direcionamentos dos caminhos políticos do nosso Estado para as eleições de 2022. E existem vários nomes qualificados nesta corrida eleitoral. O nosso partido, o PSB, vai apresentá-lo e vamos apoiar quem for escolhido”, afirmou Ângelo, não escondendo sua preferência por Geraldo.

À medida que vai se aproximando o prazo estipulado pelo PSB para apresentar seu candidato, o final de janeiro, a necessidade de uma definição se aproxima. E o círculo se fecha. Em uma eleição, a escolha do candidato e a largada são fundamentais para que o grupo político em questão logre êxito nas urnas. E esse é o projeto grande desafio do PSB em 2022.

ESTRATÉGIA – Ao que parece integrantes do PSB histórico estão realizando um movimento orquestrado em apoio a Geraldo Júlio. Na quinta-feira Ângelo Ferreira deu o start, já ontem foi a vez de Aluísio Lessa. Quem será o próximo a se manifestar?

NÃO PARA! – O presidente da Assembleia Legislativa e deputado estadual Eriberto Medeiros segue mantendo intensa agenda de compromissos ao lado de aliados no interior. Ontem esteve no município de Carpina ao lado do prefeito Manoel Botafogo (PDT) no ato de assinatura da revitalização do Parque de Eventos.

PÉ NA ESTRADA – Outro também que anda em ritmo acelerado é o secretário de Turismo e deputado estadual licenciado Rodrigo Novaes. Em passagem por Belo Jardim consolidou uma parceria com os vereadores  Tenente e Lila, além de Wilsinho Marciel, liderança que foi candidato a prefeito no ano passado. Quando o assunto é ir em busca de votos, Rodrigo Novaes apresenta uma disposição para poucos. É dos políticos com a maior quilometragem.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS