Radar Político (11/11) – Com Lula solto o PT de Pernambuco terá que mudar estratégia para as eleições municipais

Radar Político (11/11) – Com Lula solto o PT de Pernambuco terá que mudar estratégia para as eleições municipais

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


Com Lula em liberdade não há dúvida de que cenário político mudou favorecendo especialmente candidaturas do PT, sobretudo no Nordeste onde o ex-presidente exerce grande liderança e influência política. Em Pernambuco este novo contexto exigirá do diretório estadual do PT uma mudança na estratégia a ser adotada nas eleições municipais do próximo ano. O partido, se assim quiser aproveitar o momento, terá a oportunidade de falar mais grosso no que se refere ao lançamento de candidaturas e composições 
na disputa por prefeituras.

Com um saldo de apenas 7 prefeitos eleitos em 2016 no estado, o Partido dos Trabalhadores precisará muito mais do que isso em 2020 caso deseje pensar em um projeto competitivo mirando o Palácio do Campo das Princesas em 2022.  Vale destacar que das 7 cidades conquistadas na última eleição municipal, na maior delas, Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque se desfiliou do partido no final de julho deste ano. As demais, Águas Belas, Calumbi, Granito, Jaqueira, Orocó e Tacaimbó, são todas pequenos colégios eleitorais.

Com exceção de Petrolina, onde está posta uma candidatura do ex-deputado Odacy Amorim, em nenhum outro grande colégio eleitoral existe uma candidatura definida pelo partido que possua o mínimo de competitividade possível. No Recife, apesar da deputada Marília Arraes ter o nome lembrado, a cúpula petista prefere marchar com o PSB.

Com Lula solto para fazer política e dinamizar candidaturas petistas será que o PT de Pernambuco vai optar por apostar em candidaturas próprias visando protagonizar a eleição ou vai se submeter ao papel de apêndice do PSB participando do pleito como mero coadjuvante?

Mantendo… – Depois que políticos ligados à Assembleia de Deus, liderada por Pastor Ailton José Alves, tiveram seus nomes envolvidos em escândalos, a maior denominação evangélica em Pernambuco deve manter distância das eleições municipais de 2020.

… distância – Por conta dessa nova postura a ser adotada, a vereadora recifense Irmã Aimeé (PSB) pode não se candidatar à reeleição. Para a eleição de 2022 o deputado estadual Adalto Santos (PSB) não será mais o indicado da igreja na disputa por uma vaga no Legislativo Estadual. Mesma coisa pode acontecer com o deputado federal Pastor Eurico (Patriotas), que caso queira continuar na política deve concorrer por sua própria conta e risco.

Silêncio  – Chama atenção a mudança de postura da deputada estadual Clarissa Tércio (PSC). No início do mandato a parlamentar fazia questão de visitar hospitais e produzir vídeos com duras críticas à gestão do governador Paulo Câmara (PSB), enquanto que na atualidade, apesar de ter criado um canal de denúncias via Whatshap,  Clarissa raramente se manifesta com críticas ao Governo do Estado. O que motivou o silêncio da parlamentar? – Confira resposta da deputada

Futuro – Conseguindo ou não emplacar os sucessores, ao menos dois prefeitos que deixarão o poder no final de 2020 planejam disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Izaias Régis de Garanhuns e Luciano Duque de Serra Talhada.

Colados – Pode pertencer a um deputado do PSB o título de possuir maior afinidade com o governador Paulo Câmara, mas quando o assunto é proximidade, ninguém supera o deputado Fabrízio Ferraz (PP). O pepista mora em um apartamento no mesmo prédio onde reside o governador. Recentemente Paulo esteve no apê de Fabrízio.

Polarização – O grupo do deputado estadual licenciado e secretário de Turismo, Rodrigo Novaes (PSD), lançou neste domingo o nome de Gustavo Novaes para disputar a prefeitura contra o prefeito Ricardo Ferraz (Avante). O movimento acabou por isolar a ex-prefeita Rorró Maniçoba.

Pesquisa 1 – A situação política do prefeito de Maraial, Marquinhos Moura (PTB), não é das melhores. Na disputa pela reeleição Moura terá que trabalhar muito para bater Marlus Henrique nas urnas. Uma pesquisa encomendada pelo Palácio e que Blog Ponto de Vista teve acesso dá a Marlus uma grande vantagem em relação a Marquinhos.

Pesquisa 2 – Já no município de Catende o levantamento realizado pelo Palácio aponta o advogado Rinaldo Barros disparado em todos os cenários. O vereador Buda, além Graça Braz e Paulo de Otacílio, também candidatos a prefeito, não ameaçam nem de longe o favoritismo de Rinaldo diante dos eleitores.

Gesto – Apesar de ser adversário político do ex-deputado José Humberto (PTB), o prefeito de Limoeiro, Joãozinho (PSB), chegou a convidar o ex-parlamentar para prestigiar a inauguração da pavimentação de duas que foram fruto de emendas que ele destinou ao município. O petebista não compareceu porque estava em viagem.

Bem na fita – A área de comunicação do deputado estadual e presidente da ALEPE, Eriberto Medeiros (PP), tem garantido ao parlamentar uma ampla divulgação da sua atuação. O staff está sob o comando do competente jornalista Ulisses Gadêlha.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS