Radar Político (12/03) – Número de deputados candidatos a prefeito deve ser menor em 2020

Radar Político (12/03) – Número de deputados candidatos a prefeito deve ser menor em 2020

Quantidade de eleitos também deve ser inferior em relação a 2016 - Por Wellington Ribeiro (Blog Ponto de Vista)

Diferente das eleições municipais de 2016, quando o número de deputados federais e estaduais que disputaram candidaturas majoritárias chegou a 21, a expectativa para as eleições do próximo ano é a de que no máximo efetivamente 15 concorram e o total de eleitos não ultrapasse a marca de 5 ou 6. Resultado um pouco abaixo de 2016, quando sete deputados estaduais e um federal se elegeram prefeitos. Lupércio(Olinda), Miguel Coelho (Petrolina), Raquel Lyra (Caruaru), Botafogo (Carpina) Ângelo Ferreira (Sertânia) , Aglailson Júnior (Vitória de Santo Antão), Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho) e Anderson Ferreira (Jaboatão dos Guararapes).

As razões pelas quais arrisco em apresentar tal conta não se baseia em fatores voltados ao achismo, mas sim pelo fato de que a maioria dos nomes que hoje são lembrados como prováveis candidatos a prefeito se concentram em algumas poucas cidades, o que os colocam como concorrentes entre si na busca por uma única vaga. São exemplos disso os deputados estaduais Marco Aurélio, Priscila Krause e Romero Albuquerque; e os federais Sílvio Costa Filho, João Campos, Marília Arraes, Felipe Carreras, André Ferreira, Túlio Gadelha e Daniel Coelho, todos nos quais têm o nome lembrado para concorrer à Prefeitura do Recife.

Outro exemplo é Olinda, onde os deputados estaduais João Paulo e Tereza Leitão podem entrar na disputa. Quanto a Caruaru, a concorrência entre deputados deve ser acirrada, pois já estão com o bloco na rua o deputado federal Fernando Rodolfo e os estaduais Zé Queiroz, Erick Lessa e Tony Gel. Por sua vez, em Jaboatão dos Guararapes, os nomes ventilados são os da deputada Gleide Ângelo, além do de Joel da Harpa e Pastor Cleiton Collins, no caso desses dois últimos, por exemplo, apenas um poderá concorrer já que ambos pertencem ao mesmo partido, o PP. Situação semelhante a de João Campos e Felipe Carreiras no Recife, onde os dois pertencem ao PSB.

Quanto aos demais que aspiram disputar em 2020, a concorrência, pelo menos entre colegas de mandato, tende a não acontecer. É o caso de Sivaldo Albino (Garanhuns), Lucas Ramos (Petrolina), Waldemar Borges (Gravatá) e Guilherme Uchôa Júnior (Igarassu).

Vale registrar que é grande a possibilidade da redução ainda maior no número de deputados candidatos, já que não faltarão casos de desistências em prol de composições.

Ao que parece, o cenário não é nada animador para os suplentes que contam com 2020 para assumirem vagas na ALEPE e Câmara Federal.

Candidatíssimo – Embora alguns veículos da imprensa insistam em citar a deputada Simone Santana como candidata à prefeita de Ipojuca, quem será o candidato do grupo é o ex-prefeito Carlos Santana. Ele não esconde de ninguém o seu desejo de voltar a governar o município em que já foi prefeito por quatro mandatos.

Na veia 1 – Os deputados estaduais da Bancada de Oposição estão cumprindo uma agenda rigorosa de visitas aos grandes hospitais públicos na capital. No mês de fevereiro o grupo visitou os hospitais Getúlio Vargas e Agamenon Magalhães. Ontem foi a vez do Otávio de Freitas. Em todas as unidades de saúde os deputados têm encontrado um ambiente de desrespeito aos pacientes e acompanhantes. As visitas dos deputados têm repercutido bastante. Eles acertaram na “veia” do Governo!

Na veia 2 – “Infelizmente, a situação que encontramos no Otávio de Freitas só confirma o problema recorrente na saúde pública do nosso Estado. Além da superlotação, o HOF sofre com uma série de problemas estruturais em vários setores, como infiltração. Por isso, vamos continuar atentos às deficiências e cobrar por melhorias ao governo do Estado”, apontou o deputado João Paulo Costa (Avante).

Na rádio – A situação da Saúde do Município de Salgueiro é tema de uma entrevista comandada pelo radialista Maurício Ribeiro no Programa Politica em Foco, na rádio Salgueiro FM. A entrevista será com Adja Barros, secretária municipal de Saúde, e contará com a participação deste blogueiro. Presença regular em mais de uma dúzia de rádios no interior do estado, o Blog Ponto de Vista segue expandindo as suas fronteiras em Pernambuco.

Concorrido – De todos os secretários estaduais o de Turismo, Rodrigo Novaes, tem sido um dos mais elogiados por prefeitos. Receptivo,Novaes não se furta em atender de forma atenciosa a cada um que o procura. A sua disposição em trabalhar pela valorização do turismo em locais outrora esquecidos, tem resultado em um verdadeiro périplo de prefeitos à Setur.

Ferreiros – O prefeito Bruno Japhet (MDB) realizou a entrega de 400 lotes para a população mais carente. Quem exerceu um papel importante nesta conquista foram a deputada estadual Simone Santana e Milton Coelho, hoje chefe de gabinete do governador, pois participadam das negociações envolvendo a Usina Olho D’Água e o Governo do Estado para a desapropriação das terras. Simone inclusive foi a relatora do Projeto de Lei que viabilizou a doação das terras para o município de Ferreiros. A iniciativa proporcionará às famílias beneficiárias o primeiro passo para o sonho da casa própria.

Desenvolvimento – O governador Paulo Câmara participa, nesta terça-feira (12/03), da inauguração da nova fábrica da Camil Alimentos no Estado. Instalada no Complexo Portuário de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, litoral sul pernambucano, a nova unidade recebeu um investimento de R$ 22 milhões e contou com concessões de incentivos fiscais do Programa de Estímulo à Indústria do Estado de Pernambuco (Proind). Ao todo, serão gerados cerca de 170 empregos diretos e indiretos na região.

Agradecimento – A deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) prepara para os dias 15 e 16 deste mês dois grandes cultos em Ação de Graças. O primeiro deles será ao lado do cenáculo da Igreja Assembleia de Deus Ministério Novas de Paz, na avenida Cruz Cabugá, no Recife. Já o segundo, ocorrerá no pátio de eventos em frente ao Camará Shopping, em Camaragibe. Entre as atrações está o renomado cantor gospel Sérgio Lopes.

nem – O aumento da passagem dos ônibus que rodam no Grande Recife não foi digerido pela população. Ônibus lotados e sem ar-condicionado fazem da vida dos usurários um verdadeiro inferno. Ao invés de está ao lado da população e cobrar das empresas de ônibus a prestação de um serviço de qualidade, o Governo do Estado prefere atender ao pedido dos empresários e permite não só aumento das passagens, mas também que os abusos e falta de respeito permaneçam.

Providências – Amanhã, dia 13, completa um mês que a comerciante de Paudalho, Jussara Maria da Silva Pereira, foi sequestrada. Em vídeos amplamente divulgados nas redes sociais Jussara aparece sofrendo tortura psicológica e física dos bandidos. Apesar dos esforços da polícia, que chegou a prender alguns suspeitos, até a presente data a comerciante não foi encontrada. Com a palavra Antônio de Pádua, secretário estadual de Defesa Social.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo Whatshap (81) 99192-9597. Nos siga também no Instagram @blogpontodevistape

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS