Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6114
Radar Político (12/12) – PP, PT e PSD terão um peso maior na Reforma do Secretariado – Blog Ponto de Vista

Radar Político (12/12) – PP, PT e PSD terão um peso maior na Reforma do Secretariado

Radar Político (12/12) – PP, PT e PSD terão um peso maior na Reforma do Secretariado

Coluna do Blog Ponto de Vista

Imagem: Ed Machado

Nas vésperas do período em que o governador Paulo Câmara deve anunciar a reforma no secretariado, cresce nos partidos da base a expectativa sobre quanto e qual o espaço que o chefe do Executivo Estadual disponibilizará para cada um.

Composto atualmente pelo PSB, PP, MDB, PSD, PR, PSD e PC do B, o primeiro escalão contará com a integração do PT e possivelmente do Solidariedade. Com a integração de novos partidos neste ambiente, começa a surgir rumores de que alguns partidos poderiam perder espaços para a entrada dos novatos. Entre algumas figuras, que parece não entender nada de política, há um movimento de que um desses partidos que deveria ter o seu tamanho reduzido no Governo seria o PP.

Em conversa com uma fonte do PSB, que prefere manter o nome sob reserva, fui informado que na reforma do secretariado o governador levará em consideração não apenas a valorização de aspectos técnicos para a montagem do próximo secretariado, mas também questões voltadas à governabilidade e manutenção do PSB no Governo do Estado e Prefeitura do Recife. Nestes dois últimos quesitos, revela a fonte, o PP será essencial para ajudar o PSB na eleição de 2020 na capital, uma vez que em 2019 o comando de dois grandes partidos que hoje compõem a Frente Popular passarão para as mãos de lideranças da oposição.

O primeiro será o PR, que sairá de Sebastião Oliveira para os braços de Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão dos Guararapes. O outro será o MDB, que em julho de 2019, com o término da vigência do mandato de Raul Henry a frente do Diretório Estadual, será entregue ao senador Fernando Bezerra Coelho. Por esta razão, visando garantir tempo de televisão e apoio para a eleição do Recife, tida como prioridade pelo PSB, é bem provável que na reforma do secretariado o governador contemple os partidos na proporção de sua importância não apenas para a governabilidade, mas também no que estas siglas podem lhe garantir no futuro visando à manutenção da hegemonia do PSB no estado. Neste contexto se encaixam não só o PP, mas também o PT, PSD e Solidariedade.

Vale lembrar que apesar de está preste a perder o comando do partido, Sebastião Oliveira não deixará de ter o seu espaço Governo, no entanto, apesar de ter saído fortalecido do processo eleitoral ao ampliar a sua votação, ao perder o PR ele terá a sua dimensão reduzida no que concerne à sua importância em relação à eleição do Recife, já que não terá o mesmo peso daqueles que possuem o comando de partidos, mesma situação de Raul Henry.

Com muita coisa a ser levada em consideração para fechar o novo secretariado, não será surpresa alguma, para aqueles que se debruçam em estudar a política estadual, ver que a nova equipe montada pelo governador Paulo Câmara será de um time que refletirá muito bem o tamanho equivalente à importância do que cada partido e liderança representam para perpetuação da Frente Popular, e, consequentemente, manutenção do PSB no poder.

Na política, as decisões inteligentes não pensam apenas no hoje, mas também no futuro.

Prioridade máxima – A manutenção da Prefeitura do Recife nas mãos do PSB é o objetivo nº 1 da sigla, para isto já escalou João Campos para a disputa. Felipe Carreiras, outro quadro com tamanho político significativo na capital, desponta como possibilidade para substituir o filho de Eduardo Campos. Entre João Campos e Felipe Carreiras, há quem afirme que este último leva ligeira vantagem de competitividade porque carrega consigo a marca da experiência devido a sua grande bagagem de serviços prestados ao município.

Prosa política – O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, e o secretário estadual do JSB, Thyago Bianchi, comandam neste quarta-feira 13/12 a 9ª edição do PROSA POLÍTICA. O encontro será às 17 horas, no Empresarial Burle Marx, no bairro da Boa Vista, e debaterá o “Protagonismo jovem nos espaços de poder”, que terá João Campos como debatedor, e “Escola sem Partido: as influências na juventude”, cujo palestrante será o deputado federal Danilo Cabral.

Excelente quadro – Na restruturação que fará no primeiro escalão e demais órgãos, o governador pode até tirar o PP do comando de SUAPE tendo como justificativa realizar um rodízio nas pastas e postos, mas a desculpa para isso jamais poderá ser baseada na alegação de que esta mudança se deu por problemas relacionados à corrupção ou incapacidade do atual diretor-presidente Carlos Vilar, que é de longe a maior autoridade em questão portuária no estado e possui bom trânsito com todas as autoridades e órgãos anuentes da área. A sua gestão é marcada pelo aumento no interesse de empresas nacionais e internacionais em investir no Complexo de Suape.

De olho na Capital – O recém-eleito deputado federal André Ferreira (PSC) está sendo estimulado a disputar a Prefeitura do Recife em 2020. Conta a favor do social cristão o bom desempenho que alcançou nas urnas do Recife nesta eleição, mais de 46 mil votos. Embora não revele se irá encarar o desafio, a verdade é que André já iniciou conversas para arregimentar interessados em disputar a Câmara Municipal e assim montar no mínimo uma chapinha forte para ampliar o número de vereadores do PSC na capital. Para os mais atentos, esta movimentação já é apontada como indícios de que ele já estaria pavimentando o caminho para uma candidatura majoritária. Atualmente o PSC conta com 3 vereadores na Casa de José Mariano.

Vai encarar? – Embora haja quem acredite que dificilmente a família Ferreira terá disposição e estrutura para encarar simultaneamente campanhas no Recife e Jaboatão, maiores colégios eleitorais do estado, o fato é que vindo dos Ferreiras não se pode subestimar nada. “Os meninos” dão nó em pingo d’água!

Chapinha 1 – Quem também está trabalhando para ampliar a participação no Legislativo do Recife é o PP. O partido elegeu 3 vereadores em 2016, entre eles a campeã de votos Michele Collins, e trabalha para ampliar este número para ao menos 6 em 2020.

Chapinha 2 – O Yotuber e digital influencer Ni do Badoque, que foi candidato a deputado estadual pela sigla, é um dos nomes que devem constar na chapinha. Testado nas urnas nesta eleição, Badoque teve quase 4 mil votos somente na capital. No meio político ele é apontado como nome bastante competitivo para conquistar uma das 39 vagas da Câmara do Recife na próxima eleição.

Exemplo a ser seguido 1 – O prefeito de Joaquim Nabuco, Neto Barreto (PTB), bem que poderia ensinar a muitos gestores a fórmula  para manter as finanças no verde. Desde que assumiu em 2017 ele nunca atrasou o salário dos servidores municipais, efetivos, contratados, comissionados, aposentados e pensionistas, ao contrário, tem por rotina sempre pagar aos colaboradores com antecedência. Inclusive já pagou até o 13º terceiro no início do mês. Para completar, já anunciou para o dia 24 um evento para animar os festejos natalinos na cidade.

Exemplo a ser seguido 2 – Outro prefeito que também é conhecido como bom pagador é Franz Hacker (PSB), de Sirinhaém. Enquanto alguns municípios penam para pagar o 13º, Franz já pagou o abono natalino no mês de novembro. Não bastasse manter os salários em dia, ele transformou o município em um verdadeiro canteiro de obras.

Feira Nova – O prefeito Danilson Gonzaga (psd) , aos poucos tem conseguido dar uma nova cara ao município de Feira Nova, no Agreste Setentrional. Neste mês ele realiza a entrega de um veículo e outros equipamentos para o Conselho Tutelar, inaugura a reforma e modernização da sede da prefeitura, além de um posto de saúde no loteamento Ana Barbosa Chaves. Para o próximo ano já são esperados a obra de asfaltamento do centro, algo conseguido pelo gestor na semana passada em passagem por Brasília, e a construção do Portal da Cidade, que contará com recursos de uma emenda do deputado estadual Joaquim Lyra (PSD).

Companheirismo – O pré-candidato a vereador de Jaboatão, Edclecio Bocão, reuniu amigos no dia de ontem, na padaria Del Rei, em Piedade, para confraternizar. Conhecido por sua espontaneidade e facilidade de construir amizades, Bocão se apresenta como opção para aqueles eleitores que esperam um vereador atuante e combativo.

Machados – Nesta semana o prefeito Argemiro Pimentel (PSB) sofreu uma indigesta derrota na Câmara de Vereadores. Com o placar de 5×3 o Legislativo Municipal não autorizou o parcelamento da dívida que a Prefeitura tem com o Regime Próprio de Previdência. O resultado expôs a fragilidade do gestor na área de articulação e liderança.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: blogpontodevistape@mail.com

COMMENTS