Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-analytify domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6114
RADAR POLÍTICO (15/10) – Ainda que Paulo Câmara dispute o Senado, PSB não abre mão de lançar candidato a governador – Blog Ponto de Vista

RADAR POLÍTICO (15/10) – Ainda que Paulo Câmara dispute o Senado, PSB não abre mão de lançar candidato a governador

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


Nos últimos dias ganhou notoriedade a opinião de algumas figuras do PT na defesa de que o partido poderia encabeçar a chapa majoritária da Frente Popular caso o governador Paulo Câmara optasse por disputar o Senado. Na ótica dessas lideranças o PSB não poderia acumular as candidaturas de governador e senador, no entanto é remota, senão dizer impossível, a possibilidade dos socialistas abrirem mão de lançar uma candidatura ao Governo do Estado ainda que Paulo Câmara decida por concorrer à Câmara Alta.

Paulo, pelo grande momento que vive o seu Governo com o anúncio de obras e várias entregas, não só começa a construir as condições para disputar com competitividade uma vaga para o Senado, como também apresenta uma legitimidade amparada pelo histórico político de Pernambuco para a decisão. Governadores que chegaram ao fim do mandato com boa avaliação não titubearam na hora de optar por continuar na vida pública, a exemplo de Jarbas Vasconcelos em 2006 quando concorreu ao Senado, como também Eduardo Campos em 2014  quando optou por disputar a presidência.

O fato do PSB acumular uma candidatura ao Governo do Estado e outra ao Senado não pode ser vista como um empecilho ou desrespeito aos demais partidos que compõem a Frente Popular. Paulo não pode ser contabilizado como sendo da cota do PSB, apesar de pertencer ao partido. Ele é, antes de tudo, um ativo importante e estratégico desta coalizão partidária.

LADO A LADO – O senador petista Humberto Costa fez questão de colar no governador nas agendas em Amaraji, Primavera e Ribeirão. O movimento é um sinal de aproximação entre o PT e PSB para as eleições de 2022.

BOI NA LINHA – A possibilidade do ex-juiz Sérgio Moro se filiar ao Podemos pode afastar a deputada bolsonarista Clarissa Tércio de ingressar na sigla. O Podemos, comandado em Pernambuco pelo deputado federal Ricardo Teobaldo, tem Clarissa na conta pra construir a sua chapa para deputado estadual. Como Moro na sigla, essa equação fica difícil de se concretizar.

BATERISTA – Apesar de ser da oposição, o deputado estadual Álvaro Porto (DEM) fez questão de participar da agenda de Paulo Câmara em Primavera. Depois do evento Álvaro se reuniu com a prefeita Dayse Juliana na Zona Rural, oportunidade em que aproveitou para tocar bateria e articular apoio à sua reeleição.

JUNTOS – Por falar em Dayse Juliana, a prefeita está fechada com Guilherme Uchôa Júnior para deputado federal.  Com uma gestão bastante aprovada, Dayse deve garantir a Uchôa uma expressiva votação no município.

FOCADO – Deputado federal mais votado do sertão na última eleição, Sebastião Oliveira é um dos poucos parlamentares quem não vai mudar de sigla para disputar a reeleição. Conhecedor do mapa político pernambucano como poucos, Sebá já caiu em campo para formar a chapa do Avante.

CHAPA RAIZ – Independente qual seja o destino partidário de Bolsonaro, o PTB de Pernambuco anda arregimentando quadros para formar uma chapa para deputado federal genuinamente bolsonarista. Lideranças ligadas a sigla garantem que ela atingirá o quociente eleitoral. A conferir!

LEVANDO FALTA – Apesar de muito prestigiada por aliados das mais diversas siglas, a agenda do governador Paulo Câmara na Mata Sul não contou com a presença de nenhum deputado federal do PSB. Enquanto isso, Eriberto Rafael, Clodoaldo Magalhães e Guilherme Uchôa Júnior, pré-candidatos a deputado federal que devem ingressar no PSB, bateram o ponto nas agendas.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: blogpontodevistape@gmail.com Whatshap (81) 99521-6544

COMMENTS