Radar Político (16/05) – Deputados evangélico se opõem a homenagem a entidade LGBT na ALEPE

Radar Político (16/05) – Deputados evangélico se opõem a homenagem a entidade LGBT na ALEPE

Onda conservadora no país deve ampliar eleição de candidatos evangélicos

Os deputados estaduais Joel da Harpa (PP), Pr. Cleiton Collins (PP) e André Ferreira (PSC), membros da Bancada Evangélica na ALEPE que estavam presentes na Sessão Plenária de ontem (15), se colocaram contrários ao requerimento apresentado pelo deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB) que sugere a realização de um Grande Expediente Especial para homenagear a Articulação e Movimento para Travestis e Transexuais de Pernambuco (AMOTRANS-PE). Apesar da posição dos evangélicos, o requerimento foi aprovado porque obteve a maioria dos votos.

Defensor do que chama de “família tradicional”, o Pr. Cleiton Collins aproveitou a data de ontem, onde se é comemorado o Dia Internacional da Família para marcar posição ao tema que defende com muita veemência desde o seu primeiro mandato. “A família é a instituição maior de toda a humanidade, o nosso porto seguro. Desde a criação, Deus estabeleceu a família porque sabia que não era bom que o homem estivesse só”, comentou. Em aparte, o também evangélico Odacir Amorim, aproveitou a ocasião para alfinetar os que defendem um modelo divergente ao cristão. “Hoje, a sociedade está direcionada a um modelo de família que Deus não criou”, afirmou Odacir Amorim (PT).

Composta pelos deputados Cleiton Collins, Adalto Santos, André Ferreira Jadeval de Lima, Odacir Amorim e Bispo Ossésio, a Bancada Evangélica se destaca por defender pautas conservadoras, como críticas ao aborto, ao casamento homossexual e até mesmo a assuntos voltados a educação infantil e religiosa. Na eleição de 2014, dos 5 deputados estaduais mais votados, três foram evangélicos. Com destaque para Cleiton Collins e Adalto Santos que naquela ocasião receberam 216 mil e 158 mil votos, respectivamente.

Com a onda conservadora dominando a pauta política no país, a expectativa é que não apenas haja uma manutenção de políticos evangélicos nos cargos, mas uma ampliação. Em Pernambuco, por exemplo, o percentual de eleitores evangélicos supera a marca do 20% do eleitorado. Números que estimulam a candidatura de políticos envolvidos com o seguimento. Como é o caso de André Ferreira que busca emplacar uma candidatura ao Senado.

Pajeú 1 – Em nada deve abalar a reeleição do deputado estadual Nilton Mota (PSB) a saída dos prefeitos de prefeitos de Itapetim e Brejinho da sua base de apoio para o pré-candidato Aglailson Victor. Na eleição de 2014 Nilton foi o 12º colocado no geral com mais de 60 mil votos, dos quais nenhum voto sequer veio desses dois municípios do sertão do Pajeú. A cessão do espaço por parte de Nilton, que se empenhou nas campanhas de Adelmo Moura e Tânia Maria e tinha a preferência de apoio, foi um gesto para que João Campos recompense a dobradinha que fechou com Aglailson Victor em Vitória de Santo Antão.

Pajeú 2 – Em 2014 o deputado majoritário nesses municípios foi Ângelo Ferreira. Com o apoio dos ex-prefeitos Arquimedes Machados (Itapetim) e José Wanderley (Brejinho) Ângelo garantiu 3.570 votos no primeiro município e 2.753 no segundo. Os atuais prefeitos de ambos os municípios foram eleitos com o apoio dos antecessores. Com a ida de Ângelo para a prefeitura de Sertânia o caminho ficou livre para o PSB indicar novos candidatos do partido para ocupar o espaço.

Pajeú 3 – Já no município de Ingazeira, também no Pajeú, a base que era de Ângelo foi herdada por Diogo Moraes. Com o apoio do prefeito Lino Morais (PSB) Diogo espera ser majoritário, no entanto com uma gestão mal avaliada o prefeito terá dificuldades na hora de pedir o voto à população. Por sua vez, a oposição, liderada pelo jornalista Mário Viana, concentrará forças para fazer do deputado estadual José Humberto e do federal Ricardo Teobaldo os majoritários.

Pé na estrada – O pré-candidato a deputado estadual Clóvis Paiva (PP) iniciou nesta semana mais uma maratona de visitas ao interior do estado com o propósito de ampliar a base de apoio à sua eleição. Entre os municípios que serão visitados por ele estão Jurema, São Caetano, Bezerros e Cupira. O que se comenta nos corredores da ALEPE é que a boa desenvoltura de Clóvis nesta fase de pré-campanha o coloca entre os possíveis eleitos na chapinha do PP.

Adesão – O vice-prefeito de Palmares, Agenaldo Lessa (PPS), é mais uma liderança da Mata Sul a fechar com a deputada estadual Simone Santana (PSB). A adesão de Agenaldo soma-se a ampla base de apoio que a parlamentar já possui na região. Na eleição passada a Simone figurou como a deputada estadual que mais obteve votos na Mata Sul.

Zum-zum-zum – Em Catende o que se ouve é que o ex-prefeito Otacílio anda bastante magoado com o deputado estadual Aluísio Lessa (PSB). O motivo seria a falta de atenção do parlamentar em um episódio em que Otacílio precisou dele, mas os telefones do deputado estavam desligados.

Mata Sul 1 – Está marcada para a próxima segunda-feira (20) a ida do governador Paulo Câmara para a Mata Sul. A Agenda contemplará o município de São Benedito do Sul, onde realizará a inauguração de uma escola, entregará uma ambulância e autorizará a licitação para a construção da abrragem de Igarapeba.

Mata Sul 2 – Em Palmares, o gestor estadual vai inaugurar a Escola Maquinista Amaro Monteiros, lançará a edição 2018 do Programa Chapéu de Palha e entregará títulos de posse. Já em Jaqueira, Paulo participará da inauguração da nova sede da prefeitura. Depois seguirá para Ribeirão, onde ao lado do prefeito Marcello Maranhão inaugura uma Academia Pernambuco

Trabalhando em silêncio – Reeleito em 2014 com quase 28 mil votos, o deputado estadual Zé Maurício (PP) tem trabalhado duro para ampliar a votação. Para garantir a sua garantir a sua permanência na ALEPE na próxima legislatura o parlamentar tem avançado conversas com uma liderança que pode lhe garantir ao menos 2.500 votos em um município do Agreste Setentrional.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS