RADAR POLÍTICO (17/01) – Oposição no Recife segue batendo cabeça

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Não é de hoje que o grupo de Oposição no Recife não fala a mesma língua. Sem estratégia definida para encarar a disputa, as principais lideranças ainda não se juntaram para definir se irão concentrar os esforços em um único nome ou se lançarão múltiplas candidaturas. Mas não é só nesta questão que o grupo formado pelo DEM, PSDB, CIDADANIA, PTB, Republicanos, Podemos, PRTB, PSC e companhia pecam. Uma eleição é formada por um conjunto peças que podem garantir competitividade a um candidato, a exemplo de propostas e uma rede de apoios políticos.

Enquanto gastam energia tentando convencer um ao outro que possuem o melhor candidato, a Oposição esquece de discutir a cidade e apresentar projetos para o Recife. Alguns deles, inclusive, prefere apostar na divisão entre Direita e Esquerda. Talvez identificando a necessidade de debater sobre os problemas do Recife foi que o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) iniciou nesta última quinta-feira a agenda com foco em visitas que terão como objetivo auscultar a população.

Outro sério problema a ser resolvido entre os partidos da Oposição se refere a estruturação das chapas proporcionais. Em uma cidade da dimensão territorial e populacional do Recife, ainda com a força das redes sociais, é humanamente impossível um candidato em um espaço tão curto de tempo (45 dias apenas de campanha) cobrir toda a área e ter contato com todos os eleitores. Por isso a necessidade de uma significativa quantidade de pré-candidatos a vereador, sobretudo com representatividade e influência nos mais diversos setores da sociedade. Com a grande maioria dos pré-candidatos sem discutir o Recife ou preocupada em arregimentar pré-candidatos a vereador, tem como acreditar que o projeto da Oposição possui potencial para derrotar um PSB que tem o que mostrar e um grande exército em campo?

FORÇANDO A BARRA – Corre em grupos de whatshapp de Belo Jardim dois áudios atribuídos a Manoel Agenor dos Santos, secretário de Governo e irmão do prefeito Hélio dos Terrenos (PTB, imagem), onde ele cobra de funcionários o engajamento nas redes sociais dando likes nas publicações do perfil do prefeito. Sem eco entre a população, parece que a gestão do prefeito Hélio dos Terrenos está tentando forçar a barra para mostrar que é popular nas redes sociais.

ESSE FILME JÁ PASSOU – Esse episódio que aconteceu em Belo Jardim faz lembrar daquele em que o então prefeito de Camaragibe, o também petebista Demóstenes Meira, mandou um áudio em um grupo de whatshapp composto por funcionários comissionados os obrigando a comparecer a um evento em que sua esposa Taty Dantas iria se apresentar.

NO LUGAR CERTO – Douglas Bezerra, assessor político do secretário Sileno Guedes, tem realizado um excelente trabalho na Secretaria de Desenvolvimento Social. Deputados e prefeitos são só elogios à forma como são recebidos por ele lá.

EXÉRCITO – O pré-candidato a prefeito de Garanhuns, o deputado estadual Sivaldo Albino (PSB), tem montado um verdadeiro exército para encarar a disputa. Entre os partidos PSB, MDB e PSD ele já contabiliza mais de 60 pré-candidatos a vereador. Além disso, Sivaldo tem mantido uma agenda intensa no município. A sua pré-candidatura ganhou tanto corpo que tem até atraído lideranças ligadas ao grupo do prefeito Izaías Régis (PTB), a quem faz oposição.

BEM NA FITA – Para quem acompanhou a procissão de Santo Amaro em Jaboatão Centro se surpreendeu com a forma com que Bruno Oliveira, filho do ex-vereador Telmo de Oliveira, circulava entre a comunidade católica. Devoto do Santo, Bruno não mediu esforços para ajudar no apoio e organização do evento. São por essas e outras razões que o seu nome tem despontado como favorito a conquistar uma vaga no Legislativo Municipal de Jaboatão.

PRESTÍGIO EM ALTA – O trabalho do deputado estadual Romero Albuquerque (PP) em defesa da causa animal tem ultrapassado as fronteiras de Pernambuco e chamado a atenção de autoridades em Brasília, para onde deve viajar em breve para dividir a sua experiência com especialistas também envolvidos na área. Na ALEPE Romero Albuquerque também tem se destacado como o deputado que mais protocolou projetos na Casa. Em 2019 foram 67.

PÉ NO FREIO – O governador Paulo Câmara anunciou que as tarifas de ônibus da Região Metropolitana não terão reajuste em 2020. “O que vamos discutir neste ano são as melhorias do sistema e não reajustes”, disse. A declaração do governador não foi bem recebida pelo Sindicato das Empresas de Transporte Público de Pernambuco (URBANA-PE) que propuseram o aumento de 14,13% nas tarifas.

JATAÚBA – Há alguns dias o Blog Ponto de Vista havia cantado a pedra de que o líder político Fábio Mamão não teria outra alternativa senão desistir da pré-candidatura a prefeito e se unir a um dos dois grupos que hoje dominam a política jataubense. Não deu outra. Mamão vai anunciar ainda este mês a sua adesão ao empresário Boy Ribeiro.

PEGANDO FOGO – A temperatura em São José da Coroa Grande, município do Litoral Sul de Pernambuco, está alta não apenas pelo sol escaldante que atrai turistas neste período de verão, mas também pelo clima político vivenciado por lá. A disputa pela prefeitura está dividida entre o atual prefeito Pel Lages, o ex-prefeito Barbosa (PSD), o grupo do ex-prefeito de Barreiros, João Baleia (PSB), o médico Camilo Lobo e a advogada Karina Barbosa.

SE EU PERGUNTAR ALGUÉM RESPONDE?   Quem vai abrir a candidatura? Mendonça Filho ou Daniel Coelho?

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS