RADAR POLÍTICO (17/01) – Paulo intensifica processo de ausculta para definir candidato

Saiba está e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

O governador Paulo Câmara inicia a semana intensificando o processo de ausculta à lideranças e partidos da Frente Popular para definir o candidato à sua sucessão. Lembrando que o mandatário já começou a discutir o assunto internamente com os caciques do PSB e do PT, legenda com a qual os socialistas debatem uma federalização em nível nacional e um apoio mútuo a diversas candidaturas nos estados.

Nesta segunda-feira (17), o governador receberá em Palácio os deputados federais e presidentes estaduais do MDB, Raul Henry (cotado para ser novamente o vice), do PSD, André de Paula, e do Republicanos, Silvio Costa Filho, esses dois pretendentes à vaga de candidato a senador da Frente Popular.

Na terça-feira (18), será a vez do também deputado federal Eduardo da Fonte, dirigente do PP em Pernambuco, e igualmente lembrado para o Senado. Ainda está na lista dos que se reunirão com Câmara o deputado federal Renildo Calheiros, uma das principais lideranças do PCdoB, com quem Paulo deve fazer a conversa na presença da vice-governadora Luciana Santos, presidente nacional da sigla.

A todos, sem exceção, o governador dirá que vai concluir seu mandato, ficando no cargo até 31 de dezembro. Ele quer usar este ano para coordenar a sua sucessão e investir em obras e ações os alardeados R$ 5 bilhões que terá no caixa estadual.

Na lista do governador ainda estão o PDT, cujo presidente estadual Wolney Queiroz faz muito “charminho”, mas que no final fica na Frente Popular, e o Avante, do deputado federal Sebastião Oliveira. Por falar em Sebá, ele foi o primeiro entre os líderes partidários a declarar apoio ao secretário estadual da Casa Civil, José Neto, preferido de Paulo para sua sucedê-lo.

Também estão no páreo os secretários estaduais Geraldo Júlio (Desenvolvimento Econômico) e Fernandha Baptista (Infraestrutura), além dos deputados federais Danilo Cabral e Tadeu Alencar. Mas fontes dizem à coluna que o escolhido deve ficar entre Zé Neto, Geraldo e Danilo.

DIVIDIDO – Corre a informações de que o prefeito de Arcoverde, Wellington da LW (MDB), deve dividir o seu apoio entre os deputado federais Fernando Monteiro (PP) e Raul Henry (MDB). Enquanto isso, a ex-prefeita Madalena Britto deve seguir outro caminho. Quem deve está gostando dessa divisão é o ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual Zeca Cavalcanti e o vice-prefeito e pré-candidato a deputado federal Delegado Israel Rubis.

SINAL DE ALERTA – Por falar em Fernando Monteiro, o parlamentar tem sido alvo de enorme investidas às suas bases. Além disso, há rumores de que parte de emendas prometidas por ele não estariam chegando aos municípios.

CAVADOR – Com o objetivo de fortalecer o seu projeto de reeleição, o deputado estadual Álvaro Porto empreendeu uma intensa agenda no sertão na última semana. Os anúncios das novas adesões devem ser anunciado aos longo dos próximos dias.

AUDIÊNCIA– Os comentários políticos deste blogueiro na Rádio Afogados FM 87,9, no Programa Folha do Sertão MV4, sob o comando do jornalista Mário Viana, tem ampliado de forma significativa os acessos ao Blog Ponto de Vista no Sertão do Pajeú. Só tenho a agradecer!

EDUCAÇÃO– O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (MDB), assina nesta segunda-feira (17) a Ordem de Serviço para a implantação de uma escola municipal, no Conjunto Nossa Prata. A iniciativa, que faz parte do Projeto Acelera Paulista (PAP$), vai atender 900 estudantes distribuídos no Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Educação e Jovens e Adultos.

ALGUÉM RESPONDE? – Quem será o candidato ao Senado pela Frente Popular? Eduardo da Fonte (PP), Sílvio Costa Filho (Republicanos), Wolney Queiroz (PDT) ou André de Paula?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS