Radar Político (19/02) – A força do PP

Radar Político (19/02) – A força do PP

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


Embora a vista da bancada de deputados estaduais do PP e do deputado federal Eduardo da Fonte ao governador Paulo Câmara na última segunda-feira tenha tido por objetivo apresentar uma proposta de criação do IPVA Rural, que concederia o desconto de 50% na alíquota do imposto para produtores e trabalhadores rurais,o encontro também serviu para apresentar o poderio político que o Progressistas  representa.

Com 11 deputados estaduais, a bancada do PP possui a mesma quantidade da soma dos deputados do PT, PSD, PR, Solidariedade, PC do B, e MDB, partidos da base do Governo, além de igual tamanho da bancada do PSB, só que a diferença é de que todos os deputados do PP são titulares. Este número representa uma fatia expressiva de todo o apoio que o governador Paulo Câmara conta no Legislativo Estadual. Somando-se a isto, vale registrar que os Progressistas ainda detêm o comando da ALEPE por meio do deputado Eriberto Medeiros.

Para 2020 o PP deve ter um papel de protagonismo não só no que se refere na disputa por prefeituras, já que deverá lançar cerca de 100 candidatos a prefeito em todo o estado, mas também terá voz ativa na mesa de discursões em municípios de grande porte, a exemplo do Recife, principalmente por ser, dentro da coalização de forças que apoiam a candidatura de João Campos, o partido com maior tempo de televisão já que o PT está prestes a desembarcar do bloco devido o lançamento da candidatura de Marília Arraes à Prefeitura.

Dentro de todo este contexto não há porque duvidar que a sigla comandada por Eduardo da Fonte terá o seu espaço ampliado no Governo do Estado e na Prefeitura do Recife. É aguardar E conferir.

GANHANDO ESPAÇO – O deputado federal Sílvio Costa Filho, presidente estadual do Republicanos, tem ganhado notoriedade pelo trabalho de recrutamento de pré-candidatos a prefeito em todo o estado. As mais recentes lideranças que ingressaram na sigla foram a prefeita de Camaragibe, Dra. Nadegi Queiroz, e o ex-prefeito de Surubim, Flávio Nóbrega.

GESTO – Por falar em Flávio Nóbrega, não é só com o apoio de Sílvio Costa Filho que ele pode contar para disputar o comando da Terra da Vaquejada. O prefeito de Orobó, Cléber Chaparral, liderança que vem  ganhando destaque nas articulações políticas na região do Agreste Setentrional, já declarou o seu apoio a Nóbrega. Inclusive fez um grande gesto ao retirar a candidatura da sua esposa, Juliana Chaparral, no município.

DO LADO – Enquanto isso, Juliana irá enfrentar a disputa pelo município vizinho de Casinhas, onde nas eleições de 2018, quando disputou uma vaga na Assembleia Legislativa, obteve mais de 2.400 votos. Por lá ela enfrentará o prefeito João Camelo (PSB) e a ex-prefeita Rosineide Barbosa (PP). O anúncio oficial do lançamento da pré-candidatura de Juliana Chaparral deve ocorrer no início de março.

EM ALTA – Com estreita ligação à causa da defesa dos direitos dos animais, Andreza Romero (PP) desponta com grande favoritismo na disputa por uma vaga na Câmara de Vereadores do Recife. O trabalho desenvolvido por ela e o seu esposo, o deputado Romero Albuquerque (PP), no resgate de animais e apoio à ONGs ligadas à causa, credenciaram o casal como os principais porta-vozes em Pernambuco na área.

COMENDO PELAS BEIRADAS – O ex-deputado federal João Fernando Coutinho e suplente de deputado estadual Manoel Jerônimo estão percorrendo o estado preparando o PROS para as eleições municipais. Ontem eles receberam o ex-vereador Pedro Martiniano que se filiou à sigla para disputar a prefeitura de Gravatá. Sob a direção da dupla o PROS tem tudo para obter um bom desempenho nas eleições deste ano.

RACHA – Os ex-prefeitos Galego do Gás e Pão com Ovo (PP) não caminharão mais unidos na disputa pela prefeitura de Primavera. Galego decidiu lançar a candidatura do vereador Felipe de Lado, que embora ainda esteja no PSDB está de malas prontas para o PL, enquanto que Pão com Ovo caminhará em faixa própria. Desunida a oposição tentará impedir a reeleição da prefeita Dayse Juliana (PDT).

ACORDO – Lideranças da Oposição em Orocó, município do Sertão do São Francisco, firmaram uma um acordo para a escolha do candidato a prefeito do grupo. A decisão saída de uma pesquisa oficial a ser realizada no mês de abril. Estão no páreo Seu Tonho, o vereador Israel Lira, Ulisses Bione (ex-secretário de administração de Orocó e filho do ex-prefeito Bosco Bione), além de Hugo. A ideia é se unir em torno do nome mais competitivo para destronar o prefeito Gueber (PT).

ANÚNCIO – Marcando presença na 1ª Assembleia Extraordinária da Associação Municipalista de Pernambuco em 2020, ocorrida ontem (18)), o governador Paulo Câmara anunciou o repasse de R$ 25,7 milhões em verbas para assistência farmacêutica e para o Samu de 20 cidades, além da liberação de recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS