RADAR POLÍTICO (19/07) – Palmares será palco de acirrada disputa em 2022

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Importante colégio eleitoral da Zona da Mata Sul, o município de Palmares deve ser palco de uma acirrada disputa pelo voto para deputado federal. Além de Eduardo da Fonte, que conta com o apoio do prefeito Júnior de Beto (PP), Clodoaldo Magalhães e o Coronel Souza Filho também digladiarão pela preferência do eleitorado do município. Clodoaldo possui uma histórica relação com o município onde o seu tio Enó Magalhães já foi prefeito e o seu primo Noé de Enó ficou na 3ª colocação na disputa pela prefeitura no ano passado. Por sua vez, Souza Filho fez uma gestão elogiada na oportunidade em que comandou o 10° Batalhão da PM, sediado no município, o que estreitou a sua relação de admiração pela população palmarense e região. Vale destacar também que Souza Filho também concorreu à prefeitura em 2020 obtendo expressiva votação.

Diante do exposto, o prefeito Júnior de Beto terá pela frente um desafio em tanto para garantir ao seu federal uma votação expressiva, uma vez que tem em Clodoaldo Magalhães e o Coronel Souza Filho duas figuras que possuem grande potencial de abocanhar uma parcela expressiva dos votos para deputado federal.

Ao que se percebe, não é apenas a disputa para federal que será concorrida no município. Para deputado estadual o cenário também será semelhante. Enquanto o prefeito está fechado com Antônio Coelho (DEM) outras duas candidaturas despontam com grande competitividade. Tratam-se do deputado Clóvis Paiva, que obteve expressiva votação em Palmares no ano de 2018 e que possui forte presença por lá, e o ex-prefeito Altair Júnior que anda sendo estimulado pelo deputado federal Raul Henry a entrar no páreo.

EM ALTA – Tem chamado a atenção dos escadenses o intenso ritmo de trabalho que a engenheira Jacyara Gouveia, secretária municipal de Infraestrutura, tem tocado a pasta. Jacyara, que é filha da prefeita Mary Gouveia e do ex-prefeito Jandelson Gouveia, é a aposta do grupo para disputar um mandato de deputada estadual.

AMEAÇA – A ex-prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, intensificou as movimentações rumo a ALEPE. Entre as várias lideranças que estão aderindo ao seu projeto estaria o prefeito de Tupanatinga, Sílvio Roque (PP). A aliança teria sido articulada pelo deputado federal Eduardo da Fonte. Em pouco tempo Débora passa da condição de “camurim ovado” para uma candidatura que pode fazer com que alguns deputados do PP se tornem em “camurins diplomados”, termo utilizado para políticos que pensam que vão se reeleger, mas que na verdade irão servir de escada. De quem Débora irá comer o cartão no partido?

GANHANDO TERRENO – Guilherme Uchôa Júnior recebeu a adesão de Nicolly Cavalcanti, principal liderança de oposição em São Benedito do Sul, a sua base. Embora ainda não tenha revelado o seu destino partidário para 2022, Uchôa pode ingressar no PSB. Entre os que concorrerão à Câmara Federal a sua candidatura figura entre as mais competitivas.

DIFERENTE DOS IGUAIS – Por falar em Guilherme Uchôa Júnior ele consolidou o nome junto a um robusto grupo de oposição em Cupira. Bem votado no município em 2018 para estadual, Uchôa tem tudo para repetir o desempenho no município para federal. A sua presença por lá é de intimidade. Algo bem diferente dos seus concorrentes.

MISTÉRIO – Ainda gera muita dúvida o destino partidário do deputado estadual Álvaro Porto para disputar a reeleição. O que se sabe é que ele já teria conversado com os dirigentes do PP, MDB e PSC. Há quem aposte que o destino de Álvaro seja o PSC do deputado federal André Ferreira, seu aliado nos municípios de Canhotinho Quipapá.

PÉ NA ESTRADA – O deputado fernando Monteiro cumpriu extensa agenda no Agreste ao lado do prefeito Branco de Geraldo (Jurema), Uilas Leal (Alagoinha), Marcos Patriota (Jupi), João Lucas (Bom Conselho), Nivaldo Tirri (Caetés) e Júnior Vaz (Pedra), além de ex-prefeitos, entre eles Dannilo Godoy que é pré-candidato a deputado estadual e com quem fará uma dobradinha em Bom Conselho.

ALGUÉM RESPONDE ? – Depois de perder o apoio de Dannilo Godoy em Bom Conselho e na iminência de não ter o apoio da família Hacker em Sirinhaém, Tamandaré e Rio Formoso, o deputado federal Danilo Cabral será candidato à reeleição?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

 

COMENTÁRIOS