Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6114
RADAR POLÍTICO (22/07) – Ida de Bolsonaro para o PP alteraria cenário político em Pernambuco – Blog Ponto de Vista

RADAR POLÍTICO (22/07) – Ida de Bolsonaro para o PP alteraria cenário político em Pernambuco

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Embora ainda não tenha definido o seu futuro partidário, o presidente Jair Bolsonaro, que recentemente ensaiou o ingresso no Patriota mas recuou, estaria próximo de dar um desfecho nesta novela que se arrasta desde novembro de 2019, quando deixou o PSL. Em recente declaração, o senador Flávio Bolsonaro afirmou que ao menos três siglas estariam no radar do seu pai. São elas: O Republicanos, PL e PP. “
Não seria o que queríamos inicialmente, que era o presidente ter um partido para chamar de seu. Mas, por outro lado, tem a vantagem de já estar em um partido maior, com mais tempo de televisão e fundo partidário, para disputar a eleição. A decisão está com o presidente.”, expôs Flávio em entrevista ao Globo.

Com a decisão do presidente em chamar o senador e presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, para comandar a Casa Civil, pasta responsável pela articulação política do Governo, cresce nas bolsas de apostas a possibilidade de Bolsonaro retornar para o Progressistas, sigla onde se elegeu por diversas vezes deputado federal. Caso isto ocorra, o movimento teria potencial de interferir sobremaneira no cenário político Pernambucano.

Com Bolsonaro no PP o partido, aqui no estado sob o comando do deputado Eduardo da Fonte, indubitavelmente desembarcaria da Frente Popular com destino à oposição para reforçar o palanque do presidente neste importante colégio eleitoral do Nordeste. Se para o PSB isto resultaria na perda de uma sigla com expressivo tempo de televisão, para a oposição seria um reforço em tanto para o candidato a governador do grupo.

Mudanças também na permanência de quadros e ingressos de outras lideranças no PP também seriam resultados deste processo. Se por um lado alguns deputados estaduais hoje filiados à sigla poderiam optar por ingressar em partidos ligados à Esquerda por temor da força de Lula no interior do estado e por sintonia ao PSB, o PP seria como um imã na atração de lideranças ligadas ao Bolsonarismo. O que isto representará em ganho ou perda de espaço na Câmara Federal e ALEPE para o PP ainda é muito cedo para dizer. No entanto, o que se pode afirmar é que tal cenário seria um reforço em tanto para a Oposição que hoje se resume a pouco mais de meia dúzia de partidos.

MOTIVO – A indicação de Ciro Nogueira para a Casa Civil, não pode ser vista apenas como um indicativo de uma possível filiação de Bolsonaro ao PP. Conhecido por ser um exímio articulador, Ciro, que é identificado como o líder do Centrão, ajudará no estreitamento do diálogo do Governo com o Congresso. Vale destacar também que o presidente nacional do PP assumiu o papel de Leão de Chácara de Bolsonaro na CPI da COVID defendendo o Governo com “a faca nos dentes”.

CHIADEIRA – Não demorou muito para que algumas figuras do PSB (deputados federais com a reeleição ameaçada) expusessem nas coxias a insatisfação com a candidatura de Clodoaldo Magalhães à Câmara Federal. O problema estaria ligado ao fato de Clodoaldo está avançando em municípios da Zona da Mata e Agreste com a adesão de apoios importantes ao seu projeto.

CERTIDÃO – Nascido em Palmares, Clodoaldo possui forte ligação política com a Mata Sul, região onde o seu pai Eudo Magalhães já governou os municípios de Água Preta, Joaquim Nabuco e Xexéu, e o seu tio Enó já comandou Palmares. Já Noé Magalhães, seu irmão, atualmente é prefeito de Água Preta.

DOMICÍLIO ELEITORAL – No Agreste, por sua vez, Magalhães possui forte relação com o município de Bonito, onde já é votado e majoritário há quatro eleições. Por lá a sua amizade com o ex-prefeito Dr. Rui e o prefeito Gustavo é estreitíssima. Além disso Clodoaldo é eleitor do município.

START – O ex-prefeito de Sirinhaém, Franz Hacker, fez a sua primeira movimentação pública rumo à disputa por uma vaga na ALEPE. Ontem ele esteve em Barreiros em encontro com a empresária Paula Veríssimo. O movimento alimentou rumores de que a empresária possa ser uma das lideranças do município a aderir ao projeto de Franz. Em 2020 Paula ficou em 3º lugar na disputa pela prefeitura com quase 3 mil votos.

CONCORRENTE DIRETO -No Litoral Sul Franz deve disputar votos com Eriberto em três municípios. São eles: Barreiros, Sirinhaém e São José da Coroa Grande. Nos três Eriberto conta com o apoio dos prefeitos Carlinhos da Pedreira, Camila Machado e Pel Lages, respectivamente.

ALGUÉM RESPONDE ?Em quem o prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim (Avante), irá votar para deputado estadual? Ao menos um deputado de mandato e dois pré-candidatos têm em conta o apoio de Bonfim.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

COMMENTS