Radar Político (23/01) – Políticos de olho em possível vaga no Tribunal de Contas de Pernambuco

Radar Político (23/01) – Políticos de olho em possível vaga no Tribunal de Contas de Pernambuco

Coluna do Blog Ponto de Vista

Uma fonte que circula bem no Palácio do Campo das Princesas deixou escapar a este blogueiro que há ao menos dois membros do primeiro escalão do governador Paulo Câmara com o desejo e expectativa de assumir uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). Segundo a fonte, os interessados estão na torcida para que a conselheira Tereza Dueire opte por antecipar a aposentadoria.

Alçada ao posto de Conselheira do  TCE-PE no ano de 2002, na vaga destinada à indicação da Assembleia Legislativa, Teresa Dueire tem o direito de ficar no Tribunal até o início de julho de 2023, quando terá que se aposentar compulsoriamente ao completar 75 anos de idade. No entanto, ela pode optar por sair antes, caso deseje.

A mesma fonte revela que a esperança desses dois secretários é a de que não só Teresa escolha pela aposentadoria antecipada, mas também que o governador tenha a força política suficiente para impor o nome à Assembleia Legislativa, tudo porque na Lei a vaga deixada por Teresa Dueire é de direito de indicação da ALEPE, o que pode fazer com que algum deputado estadual pleiteie o espaço.  

De acordo com a Lei, o TCE-PE é composto por sete conselheiros. Destes, quatro são indicados pela Assembleia Legislativa e os outros três pelo Governador do Estado, sendo um de livre escolha e dois dentre auditores e membros do Ministério Público de Contas.

No ano de 2013, quando o então conselheiro Romário Dias se aposentou, a vaga era da cota de indicação da ALEPE. Naquele ano o então governador Eduardo Campos, com o prestígio e força política em alta, sugeriu o nome de Ranilson Ramos para a ALEPE, o que resultou na ausência de disputa pela vaga por parte dos deputados estaduais da época.

O grande problema em toda essa equação diz respeito a vontade da Conselheira Teresa Dueire de antecipar a aposentadoria. Pessoas próximas a ela garantem que está possibilidade é “zero”, o que derruba todas as chances de haver a abertura de uma vaga até a saída do governador Paulo Câmara do Governo do Estado, em 2022.

Única mulher a ocupar uma vaga no Colegiado do Tribunal de Contas de Pernambuco em toda a história, Teresa Dueire é o exemplo do empoderamento feminino em uma sociedade onde tradicionalmente os altos postos do Poder Público é ocupado por homens. Na função ela inclusive já presidiu o órgão durante os anos de 2012 e 2013.

Briga… – Não bastassem as disputas pela 1ª Vice-presidência e 1ª Secretaria da Mesa Diretora da ALEPE, a vaga da 2ª Vice-presidência, reservada ao PSC, também é motivo de disputa. Guilherme Uchôa Júnior já colocou o time em campo de olho no espaço, movimento também realizado por Manoel Ferreira. A conversa nos corredores da ALEPE é a de que nenhum dos dois está disposto a recuar. Pelo jeito o bate-chapa será inevitável.

boa -Entusiastas da candidatura de Guilherme Uchôa Júnior não só estão se movimentando na busca do voto, mas também de um gesto do Palácio em reconhecimento a fidelidade dele na eleição de Paulo Câmara. Por sua vez, Manoel Ferreira, tem ao seu lado o filho André Ferreira, que tem articulado na conquista de apoios para o pai.

Na promessa – Pessoas próximas garantem que é grande a esperança do suplente de deputado estadual Marcantônio Dourado Filho (PP) de assumir o mandato ainda em fevereiro. A confiança recai sob a possibilidade de um deputado titular de sua coligação (PP, PR, SD, PMN) seja convocado para assumir uma secretaria na Prefeitura do Recife. Como PR e SD devem ter espaço no primeiro escalão da capital, Rogério Leão (PR) e Alberto Feitosa (SD) são os principais cotados para que se chegue em uma equação onde Marcantônio Filho é contemplado.

Acomodando os companheiros 1 – Ganhou força a informação de que o PT ofereceu ao prefeito Geraldo Júlio dois nomes para sair deles o escolhido para ocupar a Secretaria de Saneamento: O vereador Jairo Britto e o suplente de vereador João da Costa, que assumirá a vaga em fevereiro com a ida de Marília Arraes para a Câmara Federal. A jogada tem como pano de fundo garantir um mandato de vereador para Oscar Barreto (imagem), segundo suplente.

Acomodando companheiros 2 – Conhecido como o mais socialista dos petistas, Oscar Barreto foi um dos maiores defensores da união entre PSB e PT na eleição de 2018. Deixar ele de fora do processo de contemplação é visto como um “pecado mortal”. Por esta razão, não será coisa de outro mundo caso seja ele o indicado para assumir a Secretaria de Saneamento.

Acomodando os companheiros 3 – Não podemos deixar de lembrar que Jurandi Liberal, terceiro suplente de vereador do Recife, foi acomodado recentemente no segundo escalão do Governo do Estado. Ele assumiu a Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal  (EPTI).

Em alta – A posse de Odacy Amorim no comando do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) foi muito prestigiada. Com a experiência de já ter sido prefeito e vereador de Petrolina, além de deputado estadual cuja a principal bandeira era a incansável pelo povo sertanejo, Odacy Amorim tem tudo para contribuir para o desenvolvimento rural e sustentável de Pernambuco, agora com a ajuda de um órgão especializado que integra tecnologias e ações de assistência técnica cujo objetivo principal é o fortalecimento dos agricultores de base familiar.

Estrutura – A frente de um órgão que possui uma grande estrutura e um raio de atuação muito amplo, principalmente no que se refere ao sertão, área onde mantém forte atuação política, Odacy Amorim terá a ferramenta necessária que lhe garantirá a musculatura necessária para disputar prefeitura de Petrolina, em 2020.

Não será fácil – A frente de uma gestão que transformou Petrolina em um verdadeiro canteiros de obras, o prefeito Miguel Coelho voa em céu de brigadeiro rumo à reeleição. Aquele que se dispuser a enfrentá-lo, não só terá que suar bastante, mas também torcer para que ele erre muito de agora em diante. A esperança dos candidatos da oposição é forçar um segundo turno.

Grupo restrito – Dos 184 municípios pernambucanos apenas 6 tem a possibilidade de ocorrer segundo turno nas eleições de 2020. São eles: Recife, Jaboatão, Caruaru, Olinda, Paulista e Petrolina. Os dois últimos são novatos neste cenário, pois só chegaram no ano passado a marca de 200 mil eleitores, quantidade mínima exigida pelo TSE como pré-requisito para haver o segundo turno caso nenhum candidato a prefeito alcance mais de 50% dos votos no primeiro turno.

Vai demorar – Dos demais municípios pernambucanos, Cabo de Santo Agostinho é o que mais se aproxima dos 200 mil eleitores, no entanto vai demorar um pouco para que a eleição por lá tenha o direito de ter um segundo turno, pois ainda faltam algo próximo de 50 mil eleitores. Atualmente, segundo registro do TRE-PE o município possuiu pouco mais de 150 mil eleitores.

Preparando terreno – Presidente estadual do Podemos, o deputado federal Ricardo Teobaldo mal saiu de uma eleição e já está pensando em outra. No objetivo de fortalecer o seu partido na Região Metropolitana, ele tem atraído lideranças importantes. No Recife ele entregou o comando da sigla para Wéberson Florêncio, irmão do deputado estadual eleito Wanderson Florêncio. Já em Jaboatão quem comandará o Podemos é Berlarmino Sousa, ex-presidente estadual do PHS. A expectativa é de eleger uma boa bancada de vereadores nos dois municípios. Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata também estão no radar de Teobaldo.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo Whatshap (81) 99521-6544.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS