RADAR POLÍTICO (27/03) – Quem vai ganhar a disputa para a vaga no Tribunal de Contas do Estado?

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Débora Almeida Guilherme Uchôa Júnior Kaio Maniçoba Joaquim Lira Rodrigo Novaes
A disputa pela próxima vaga de conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco já foi deflagrada na ALEPE. O espaço será aberto no próximo dia 12 de julho deste ano com a aposentadoria compulsória da conselheira Teresa Dueire, que completará 75 anos.

Das 7 vagas de conselheiro do TCE-PE, 4 são de indicação da Assembleia Legislativa e três do Governo do Estado, no entanto das três vagas de indicação do Governo uma tem que ser destinada para um membro do Ministério Público de Contas e outra para um auditor de carreira do TCE-PE. A vaga de Teresa Dueire está dentro das que são de indicação da ALEPE.

Entre os que já caíram em campo de olho em substituir Teresa Dueire estão os deputados estaduais Rodrigo Novaes (PSB) e Kaio Maniçoba (PP), além do ex-deputado estadual e atual deputado federal Guilherme Uchôa Júnior (PSB). A deputada estadual Débora Almeida (PSDB)  e o deputado estadual Joaquim Lira (PV) também têm sido lembrados para a disputa. Para conquistar o posto o pretendente precisa alcançar 25 dos 49 votos na ALEPE.

Muito se falado em uma possível intervenção do Palácio do Campo das Princesas na escolha do próximo membro do Tribunal de Contas, no entanto, caso tenha a intenção, não será uma tarefa fácil, uma vez que em conversa com este blogueiro, deputados estaduais dos mais diversos partidos têm expressado o sentimento comum de que não aceitarão tal movimento. O jogo está apenas começando!

PRÓXIMA VAGA – Depois da vaga que será aberta com a aposentadoria de Teresa Dueire, o próximo espaço será aberto em setembro de 2024 com a saída de Carlos Porto. Depois só em 2032 com a aposentadoria do conselheiro Ranilson Ramos. Vale destacar que todas essas vagas são de indicação da ALEPE.

BRASÍLIA – Nesta segunda a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) realiza a XXIV Marcha dos prefeitos. De Pernambuco a comitiva é de 725 inscritos, dos quais 112 prefeitos.

TAPETE VERMELHO – Quando o assunto é Brasília, não há um só prefeito(a) que não exalte a atenção com que é recebido pelo embaixador pernambucano Aristeu Plácido, chefe de gabinete dos senadores Jarbas/Fernando Dueire.

MISTÉRIO – Está marcado para o próximo dia 11 de abril a reunião que marca a troca do comando do Consórcio Grande Recife. A governadora Raquel Lyra (PSDB) segue guardando a 7 chaves o nome que irá para o posto. Embora exista uma expectativa de que seja um indicado pelo PP, cresce os rumores a governadora coloque por lá um quadro técnico de Caruaru e que a governadora abra espaço para que Ricardo Teobaldo, presidente estadual do Podemos, seja contemplado com indicações dentro do órgão.

DE OLHO EM 2024  – O deputado estadual Franz Hacker (PSB) revelou ao Blog que a sua estratégia para as eleições de 2024 é a de participar ativamente em 15 municípios com candidaturas a prefeito(a). No litoral sul Franz disse que reforçará palanques em São José da Coroa Grande, Tamandaré, Rio Formoso, Barreiros e Sirinhaém, além de Ipojuca.

NA CAPITAL FEDERAL – A deputada estadual Simone Santana (PSB) é uma das parlamentares que cumprem extensa agenda nesta semana em Brasília ao lado dos prefeitos(as) Ridete Pellegrino (Jaqueira), Uilas Leal (Alagoinha), Diogo Lima (Barra de Guabiraba), Marlos Henrique (Maraial) e Judite Botafogo (Lagoa do Carro), todos da sua base.

CARGA TOTAL – Segue repercutindo bastante a filiação do vice-prefeito de Olinda Márcio Botelho ao PP. Caso decida concorrer à prefeitura no próximo ano Botelho recebeu de Eduardo da Fonte, deputado federal e presidente estadual do PP, a garantia total de apoio. Na Marins dos Caetés o PP também pretende montar uma chapa bem atrativa para aqueles que buscam conquistar uma vaga na Câmara de Vereadores.

OBJETIVO – Já reeleito, o prefeito de Ribeirão Marcello Maranhão (PSB) não esconde de ninguém o seu desejo de disputar uma cadeira na ALEPE em 2026, antes concentrará energias para emplacar o seu sucessor em Ribeirão, município onde tem imprimido uma gestão bastante aprovada.

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS