RADAR POLÍTICO (27/07) – PSB utiliza Caruaru para passar recibo ao PDT

Saiba esta e outras informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link


Não passou despercebido aos olhares políticos mais atentos o recibo que o PSB passou ao PDT com o anúncio do vereador caruaruense Marcelo Gomes como o novo presidente do partido na capital do Forró. Em comunicado amplamente divulgado à imprensa, o que mais chamou a atenção não foi o fato do novo dirigente afirmar que o partido pretende protagonizar as eleições no município, mas sim ao anunciar que o deputado Tony Gel será a primeira liderança a ser procurada por ele para discutir o cenário eleitoral na cidade, ao invés do deputado e também ex-prefeito Zé Queiroz (PDT).

Longe deste Blog tentar desmerecer a importância de Tony Gel no processo político de Caruaru, no entanto, vale destacar que se não fossem os últimos acontecimentos entre o PSB e PDT, onde os socialistas empreenderam na última semana investidas em torno de uma aliança com os trabalhistas no Recife para reforçar o palanque de João Campos, esse movimento do PSB poderia ser entendido como normal, porém a leitura é completamente diferente.  Se a ideia do PSB é a de força a barra do PDT para condicionar a aliança em Caruaru à semelhante gesto no Recife, isso pode não surtir efeito algum.

Aliado histórico dos socialistas, Zé Queiroz, que inclusive teve como vice-prefeito Jorge Gomes, pai do vereador Marcelo Gomes, sempre agiu em favor da manutenção da aliança entre o PDT e PSB, basta lembrar das eleições estaduais de 2014 e 2018 quando Queiroz optou por apoiar os socialistas enquanto o dirigente nacional do PDT, Carlos Lupi, optou por levar a sigla para coligações adversárias.

Independente do resultado do imbróglio no Recife, não resta ao PSB de Caruaru outra alternativa senão a de apoiar a pré-candidatura de Zé Queiroz. Qualquer outro caminho seguido pelos socialistas por lá pode ser facilmente entendido como ingratidão.

RIVALIDADE – O retorno de Aluísio Lessa para a Alepe tem tudo para render grandes embates entre ele e o deputado estadual Clóvis Paiva (PP). A rivalidade entre os dois surgiu ainda na pré-campanha de 2018. Naquela época correu a informação de que Aluísio trabalhou incansavelmente para que Clóvis não pudesse concorrer às eleições. Lessa é aliado do prefeito Marcello Maranhão, adversário de Clóvis Paiva em Ribeirão.

NO ESTALEIRO – A Covid-19 levou à internação do pré-candidato a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fernando Aragão (PP). Ele, que está há 8 dias no Hospital da Unimed , no Recife, apresenta um quadro de saúde estável e aguarda as taxas de oxigenação do sangue se normalizarem para que possa voltar para casa.

FORA DO PÁREO – O ex-prefeito de Água Preta, Paulo Barreto (MDB), teve os direitos políticos cassados por cinco anos em uma decisão do desembargador federal Carlos Rebêlo Júnior no último dia 13/07 e por esta razão não poderá concorrer às eleições deste ano. A condenação diz respeito à irregularidades na utilização de parte dos recursos do Fundo Municipal de Assistência Social no ano de 2007, em sua gestão quando prefeito.

UNIÃO – O pré-candidato a prefeito de São José da Coroa Grande, o ex-prefeito José Barbosa (PSD) recebeu neste fim de semana a adesão de Dr. Camilo Lobo (Republicanos). O médico desistiu da pré-candidatura a prefeito para compor a chapa de Barbosa na condição de vice. O prefeito Pel Lages (Cidadania) e a ex-prefeita Elianai Baleia (PSB) ainda não definiram os seus respectivos companheiros de chapa para disputar o Poder Executivo Municipal.

AMPLIANDO AS BASES – O deputado Henrique Queiroz Filho se insere na política do Litoral Sul apoiando ao menos duas candidaturas a prefeito na região. Uma delas é a do empresário Gaúcho, em Ipojuca. Já a outra é a de Éi Soares no município de Sirinhaém.  Ambos irão concorrer pelo Avante e também contam com o apoio do deputado federal Sebastião Oliveira.

LIVES – Os desafios do município de Paulista será a pauta de uma Live com o pré-candidato a prefeito Delegado Gilderley (PRTB). A entrevista vai ao ar nesta segunda-feira (27/07), às 19h no nosso perfil @blogpontodevistape no Instagram. Na terça, no mesmo horário, será a vez da pré-candidata a prefeita Katiana Gadelha (PDT) falar sobre os desafios de Abreu e Lima.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS