Radar Político (30/10) – Pesquisa esquenta sucessão no Recife

Radar Político (30/10) – Pesquisa esquenta sucessão no Recife

Saiba mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

O resultado divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas sobre o processo sucessório para a Prefeitura do Recife serviu para aquecer a política na capital. Se por um lado os entusiastas da candidatura de Daniel Coelho e Marília Arraes, nomes que despontaram como favoritos no levantamento, comemoravam, por outro o PSB não gostou nada em ver o pupilo João Campos na quarta colocação logo atrás de Mendonça Filho.

Para o blog Ponto de Vista, um socialista graduado disse que levantamentos internos demonstram um resultado bem diferente. Para ele, o cenário onde foram postas as candidaturas de Daniel Coelho, Marília Arraes, João Campos, Mendonça Filho, Túlio Gadelha, Delegada Patrícia Domingues, Gilson Machado, André de Paula e Ivan Moraes, não acontecerá. “Existem nomes aí que sequer serão candidatos. Alguns até desejam, mas não serão”, disse. Ao que parece, é nisso que o PSB aposta.

Embora os socialistas tentem passar tranquilidade em relação ao pleito de 2020 na capital, João Campos não aparecer na dianteira acaba não só por estimular alguns nomes da oposição, mas também serviu até mesmo para animar aliados que agora encontraram a oportunidade de voltarem a ser valorizados. O estrago foi feito.

Desconfiança – Não é só quadros do PSB que suspeitam da pesquisa. A ausência de cenários com os nomes de André Ferreira (PSC), Marco Aurélio (PRTB), Wanderson Florêncio (PSC), Sílvio Costa Filho (Republicanos) e Felipe Carreras (PSB) no jogo sucessório da capital levou a um deputado da oposição a desconfiar da prática de “direcionamento” no levantamento.

Mudanças à vista – Uma fonte que circula com grande desenvoltura no Palácio do Campo das Princesa revelou com exclusividade ao Blog que o governador Paulo Câmara prepara uma dança das cadeiras no primeiro escalão no mês de dezembro. De acordo com a fonte, a reforma no secretariado terá por objetivo uma nova reacomodação de aliados.

Garanhuns – Com dois nomes despontando muito bem nas pesquisas, a oposição em Garanhuns tem tudo para ganhar a disputa em 2020, o grande problema está em saber quem cederá, se o deputado estadual Sivaldo Albino (PSB) ou o vereador Zaquel (PP). Tanto o PSB, quanto o PP, tem Garanhuns na conta de prioridades para o próximo ano.

Garanhuns 2 – Não é só a oposição que tem que se resolver quanto à união. O prefeito Izaías Régis terá que trabalhar muito para tentar unir no mesmo palanque o vice-prefeito Haroldo, seu candidato, e Silvino Duarte.

Lagoa de Itaenga – O vereador Pedro Epifânio, presidente da Câmara, anda animado para encarar a disputa pela prefeitura. Com a prefeita Graça do Moinho a frente de uma gestão de poucas entregas, o sentimento de mudança começa a ganhar força entre a população. Pedro Epifânio conta com o apoio do ex-deputado Henrique Queiroz e do deputado estadual Henrique Queiroz Filho. Ele poderá disputar pelo PL, PP, Avante ou até mesmo pelo PSB, já que a prefeita, que rompeu com o deputado federal Tadeu Alencar, deve está de saída do ninho para se abrigar no Podemos de Ricardo Teobaldo, seu novo federal.

Saiu da toca – O ex-senador Armando Monteiro (PTB) dá sinais de que participará ativamente das eleições de 2020. O petebista, que viu seu partido desidratar após as eleições de 2018, retomou a sua peregrinação no interior do estado recrutando pré-candidatos para disputar prefeituras pela sigla.  Recentemente ele esteve no Agreste Meridional conversando com lideranças dos municípios de Iati, Lagoa do Ouro, Pedra, Paranatama, Palmeirinha, Bom Conselho, Águas Belas e Brejão. O comentário é de que Armando estaria trabalhando para pavimentar a sua volta à Câmara Federal em 2022. O projeto de disputar uma majoritária parece ter sido enterrado após duas derrotas na disputa pelo Governo do Estado.

Saiu na frente 1 – Repercutiu de maneira positiva a iniciativa do prefeito Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho) de ordenar a realização do cadastro dos pescadores, marisqueiras e barraqueiros que foram prejudicados pelo vazamento de óleo que atingiu as praias do município. O objetivo da ação é o de garantir o programa bolsa cidadã (transferência de renda) e cesta básica aos que se enquadrarem no perfil de vulnerabilidade social.

Saiu na frente 2 – Na Câmara Federal o deputado Eduardo da Fonte (PP) cobrou do Governo Federal que todos os pescadores recebam ajuda financeira para amenizar os impactos econômicos provocados pelo derramamento do óleo no mar.

Encontro marcado – A comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ALEPE, promove nesta quarta-feira (30), às 10h, no auditório Sérgio Guerra, uma Audiência Pública para debater os impactos do derramamento de óleo. A reunião é resultado de um requerimento da deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB).

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS