Recife chega a 95% das escolas públicas municipais climatizadas

Saiba mais informações clicando no link

Prefeito Geraldo Julio fez a entrega simbólica, na manhã desta quarta-feira (5), da requalificação da Escola Municipal Professor Potiguar Matos, em San Martin, marcando 95% do parque escolar com ar-condicionado, pelo Programa Novo Clima. Prefeito também esteve na Avenida Operária, em Beberibe, que está com recapeamento asfáltico concluído

Quando os alunos da Escola Municipal Professor Potiguar Matos, em San Martin, voltarem às aulas presenciais vão encontrar as suas salas com ar condicionado e toda a estrutura da unidade requalificada. O Prefeito Geraldo Julio realizou a entrega simbólica da requalificação da escola na manhã desta quarta-feira(5). A unidade é a 16ª requalificada dentro do padrão Escola do Futuro e a 291ª climatizada pelo Programa Novo Clima, marcando o número de 95% das escolas municipais com ar-condicionado. Ainda na manhã desta quarta, o prefeito visitou a avenida Operária, em Beberibe, que recebeu recapeamento asfáltico.

“A Escola Potiguar Matos é uma escola importante aqui em San Martin. A gente acabou a reforma completa dela: toda parte de coberta, a parte hidráulica, a parte elétrica e também a colocação de ar condicionado em todas as salas de aula. A gente já chega a 95% da rede com ar condicionado”, detalhou o Prefeito Geraldo Julio. Ele lembrou ainda que essa é uma das 1500 obras a serem concluídas e inauguradas pela Prefeitura do Recife neste ano: “a gente inaugura mais uma obra, sem aglomeração. A escola está muito bonita e está preparada, para no momento da volta às aulas, receber muito bem os alunos e todos os profissionais que trabalham aqui”.

Com essa entrega, o programa Novo Clima chega a marca de 95% do parque escolar com ar-condicionado em suas instalações, como salas de aulas, bibliotecas, organização administrativa, sala dos professores e laboratórios. Além das 16 requalificações, a Prefeitura do Recife entregou à população 23 novas unidades escolares, sendo 17 creche e 06 escolas, desde 2013.

A unidade recebeu o padrão do programa Escola do Futuro que preza pela qualidade pedagógica e humanização, investindo em infraestrutura, acolhimento e inovação. Dessa forma, a Prefeitura do Recife continua trabalhando para cumprir o compromisso de proporcionar uma educação mais acolhedora, humanizada, com inovação e qualidade pedagógica aos alunos e profissionais da Rede de Ensino do Recife.

“Ao mesmo tempo em que estamos tendo as atividades online, ajustando o protocolo de segurança e o calendário pedagógico de retorno às aulas, também continuamos investindo na melhoria da infraestrutura de nossas escolas dentro do padrão Escola do Futuro. Dessa forma, estamos garantindo o melhor acolhimento aos nossos professores e alunos e, consequentemente, um melhor ensino e aprendizado, quando houver o retorno das aulas”, declarou o secretário de Educação do Recife, Bernardo D´Almeida.

A Escola Municipal Potiguar Matos possui 400 alunos do grupo 4 da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental, e 30 profissionais, entre professores e prestadores de serviço. Entre as intervenções, estão instalações elétricas, hidrosanitárias, substituição de coberta, pintura, gradil, pavimentação e paisagismo do pátio de acesso. A unidade possui 1.151 m² de área construída, com  08 salas de aula, 01 biblioteca, 01 brinquedoteca, 01 sala de tecnologia, 01 sala de recursos multifuncionais, refeitório, área de lazer, além das salas administrativas (diretoria, secretaria e professores).

O programa Novo Clima foi implantado em 2017 e a meta é que, até o final do ano, todas as 315 unidades escolares estejam climatizadas, proporcionando um melhor rendimento dos estudantes e bem-estar tanto dos alunos como dos profissionais da rede municipal. Quando foi lançado, apenas 25% da rede (75 escolas) possuíam climatização, com benefício direto a 20 mil estudantes. Com a rede toda climatizada, mais de 90 mil alunos serão beneficiados. Tanto a climatização como a requalificação integram o programa Escola do Futuro, cujo objetivo é levar inovação e qualidade pedagógica para as escolas municipais, além de investir na construção e requalificação de novas escolas e creches.

Avenida Operária – A obra realizada na Avenida Operária, em Beberibe, entregue nesta quarta pelo Prefeito Geraldo Julio, oferece melhorias para as condições de tráfego e mobilidade no local, principalmente no período de chuva, refletindo em mais tranquilidade e segurança para os condutores que trafegam pelo corredor. No total, foram recuperados 1.575 m² de área em pavimentação, com a camada de revestimento asfáltico sobre os paralelepípedos do pavimento original, a um custo de R$ 97 mil. As intervenções foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

“Avenida Operária, aqui em Beberibe, agora recapeada. São 1500 obras que a gente está realizando na cidade, gerando emprego para a população e benefícios. Aqui tem obra de encosta também, obras de escadaria”, destacou o Prefeito. Desde 2013, a Prefeitura do Recife promoveu a entrega de mais de 900 ruas recapeadas. No total, o serviço destas vias entregues no período contempla 516 km de ruas e avenidas e recebeu investimentos da ordem de R$ 209 Milhões.

COMENTÁRIOS