Referência em Pernambuco, aterro sanitário do Ipojuca recebe visita da Prefeita Célia Sales e do deputado estadual Romero Sales Filho

Saiba mais informações clicando no link

Deputado Romero Sales Filho Ipojuca Prefeita Célia Sales

Dando continuidade às programações da Semana Municipal do Meio Ambiente, a prefeita Célia Sales, junto à vice-prefeita, Patrícia Alves e do deputado estadual Romero Sales Filho, visitou, nesta terça-feira (06) o aterro sanitário do município, em Nossa Senhora do Ó. Na ocasião, o parlamentar concedeu a premiação de sustentabilidade à prefeita, pelo reconhecimento do trabalho realizado no aterro que é modelo de referência em Pernambuco. O local, que está entre os 20 melhores do Brasil, é o único aterro municipal do Estado que possui o sistema de Tratamento do Líquido residual do lixo (Chorume), utilizando a tecnologia de Osmose Reversa. A ação foi promovida pela Prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Infraestrutura, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente.

Por dia, o aterro sanitário recebe, em média, 140 toneladas de lixo domiciliar, como também poda de árvores e entulhos. O local possui sistema de pesagem, onde é cadastrado a tipologia, o gerador, o transportador e destino final do resíduo. “É um orgulho muito grande para essa gestão e também para mim, como prefeita ver o resultado, que a gente está colhendo hoje, com o investimento que a gente fez. Isso aqui é qualidade de vida, é sustentabilidade, é cuidar da nossa comunidade. Esse prêmio para mim é muito gratificante. Muito obrigada deputado. Tudo isso é motivo de muito orgulho para nossa cidade e para o Estado”, disse a prefeita Célia Sales. Para o deputado Romero Sales Filho além do aterro ser referência em diversas áreas, o local continua avançando. “Seja na área da compostagem, seja na área do tratamento do lixo que chega aqui e dos resíduos que também são gerados, o trabalho continua seguindo em frente. Esses exemplos têm que ser mostrados, divulgados e é isso que estamos fazendo como comissão de Meio Ambiente. Foi por isso que entregamos aqui simbolicamente o prêmio de sustentabilidade da Assembleia Legislativa”, disse.

Deputado Romero Sales Filho Ipojuca Prefeita Célia Sales

No local, a comitiva conheceu de perto o tipo de processo que recolhe o chorume por gravidade e, através de drenos horizontais, passa por etapas até chegar numa estação de tratamento. É durante essas fases que ocorre o diferencial do equipamento municipal com a descontaminação do líquido, através do sistema de membranas e uma alta pressão que promove a retirada dos resíduos. “Nós temos colocado sempre em pauta as ações relacionadas ao meio ambiente”, relatou a secretária de Infraestrutura Giuliana Cavalcanti. Para o secretário do Meio Ambiente, “a primeira obrigação que nós temos é mostrar responsabilidade e consciência ambiental e, logo em seguida, o compromisso que a prefeita tem com a área ambiental em nosso município.”

COMENTÁRIOS