Rio Una – Dispersoras da Barragem de Serro Azul são abertas

Rio Una – Dispersoras da Barragem de Serro Azul são abertas

As dispersoras da Barragem de Serro Azul estão sendo abertas para aumentar o volume de espera. Trata-se de uma operação normal e planejada. A descarga de água ocorrerá exclusivamente no rio Una. Não afetará qualquer afluente, ou seja, os rios Pirangi, Camevô, Panelas, Carimã e outros. Inicialmente serão liberados 20m³/s de água e, posteriormente, mais 20m³/s, totalizando 40m³/s. A expectativa é que a cota do rio Una suba 25cm na primeira etapa e mais 25cm na segunda. A Defesa Civil vistoriou toda a calha do rio Una entre Palmares e Barreiros, se constatando que o nível atual das águas encontra-se mais de 2 metros abaixo da cota de transbordamento. A APAC está permanentemente monitorando as chuvas com o uso do Radar Meteorológico, bem como os níveis dos rios em tempo real. Toda a operação será acompanhada pela Defesa Civil. Caso haja uma mudança de cenário, a operação de fechamento das dispersoras pode ser realizada de forma imediata. Gabinete de Crise Governo de Pernambuco

As dispersoras da Barragem de Serro Azul estão sendo abertas para aumentar o volume de espera. Trata-se de uma operação normal e planejada. A descarga de água ocorrerá exclusivamente no rio Una. Não afetará qualquer afluente, ou seja, os rios Pirangi, Camevô, Panelas, Carimã e outros.

Inicialmente serão liberados 20m³/s de água e, posteriormente, mais 20m³/s, totalizando 40m³/s. A expectativa é que a cota do rio Una suba 25cm na primeira etapa e mais 25cm na segunda.

A Defesa Civil vistoriou toda a calha do rio Una entre Palmares e Barreiros, se constatando que o nível atual das águas encontra-se mais de 2 metros abaixo da cota de transbordamento.

A APAC está permanentemente monitorando as chuvas com o uso do Radar Meteorológico, bem como os níveis dos rios em tempo real. Toda a operação será acompanhada pela Defesa Civil.

Caso haja uma mudança de cenário, a operação de fechamento das dispersoras pode ser realizada de forma imediata.

Gabinete de Crise
Governo de Pernambuco

COMENTÁRIOS