Santa Cruz: Prefeitura lança o Programa DIU em Dia

Saiba como será o processo

Foto: Divulgação

por Leticia Lima

A Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, junto à Coordenadoria da Juventude, realizou o lançamento oficial do Programa DIU em Dia, nessa quarta-feira (25).

O programa visa oferecer um novo método contraceptivo de forma segura e adequada para pessoas em idade fértil.

A coordenadora Jéssica Lagos destacou a importância deste método ser oferecido pelo Governo Municipal. “Sabemos que muitas pessoas têm uma vida sexual ativa e buscam evitar uma gravidez indesejada. Com isso, o DIU, que é um dos métodos mais eficazes disponíveis atualmente, é uma excelente opção se forem realizados os cuidados necessários”, disse.

As mulheres interessadas devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) do seu bairro e declarar interesse em implantar o DIU. Após isso, ela será encaminhada para realização dos exames necessários, como HIV, Hepatite e gravidez, junto a orientações sobre o DIU e outros métodos contraceptivos oferecidos pela prefeitura. Finalizado esse processo, a interessada será encaminhada ao Hospital Municipal Raimundo Françalino Aragão, onde será realizada a implantação do DIU.

Após a implantação, a pessoa receberá um kit com medicamentos e outros itens para o período de adaptação, devendo retornar ao HMRFA após 45 dias para finalização do processo. O DIU é um método contraceptivo com eficácia de 10 anos.

COMENTÁRIOS