Saúde bucal das crianças, dicas e esclarecimentos por Benedito Silva (Dentista)

Saúde bucal das crianças, dicas e esclarecimentos por Benedito Silva (Dentista)

Antes mesmo de despontar, os dentinhos do bebê provocam incômodos e podem deixar o bebê irritadiço e manhoso. Uma visita ao dentista pediátrico nos primeiros meses é recomendável. De qualquer jeito, esteja preparada: eles estão chegando. Os primeiros sinais são sutis, mas típicos: agitação e sono leve à noite, vontade de peito fora de hora e mãozinhas que não saem da boca... Depois de umas dez semanas de vida, o início da formação dos dentes provoca incômodos que o bebê não consegue compreender e causam inquietação. Banhos mornos, massagens leves no rosto e uma mamada caprichada antes de dormir podem bastar para aliviar o incômodo. Por volta da 15ª semana, quando já se preparam para nascer, os dentes voltam a incomodar, desta vez com um pouco mais de intensidade. Babar vira um hábito e gengivas e bochechas podem ficar levemente inflamadas. É comum que o bebê fique agitado e perca um pouco do apetite. A essa altura, o passatempo predileto dele é morder furiosamente tudo que encontra pela frente. Mordedores – produzidos com materiais e formatos especialmente planejados para massagear as gengivas – são ótimas aquisições nesse momento. Uma dica: guarde os mordedores na geladeira para aumentar seu poder de alívio Pode levar dias ou semanas para que o dentinho finalmente desponte; então, esteja preparada para um período de bebê irritadiço e choroso. Se a inquietação for muito forte ou se estiver atrapalhando a amamentação e o sono, converse com o pediatra sobre o uso de produtos, aplicados sobre a gengiva, para diminuir a dor. Muito se diz, mas não foi provada a relação entre dentes chegando e diarreia ou febre. Se surgirem esses sintomas, procure o médico. Se o bebê morder ao mamar com seu dentinho novo, diga “ai!” com firmeza e tire-o do peito por instantes. Logo ele vai entender a mensagem. Principais dicas para bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA Escovação e utilização do fio dental: Comece a utilizar o creme dental com flúor para escovar os dentes de seu filho, com muito cuidado e com pequenas quantidades, quando ele estiver com os primeiros dentes erupcionados. Tendo-se de se higienizar com o devido cuidado para que não haja ferimento da mucosa bucal. Crianças mais novas tendem a engolir creme dental durante a escovação em vez de cuspi-la. Conforme os dentes começam a se tocar, utilize o fio dental entre eles uma vez por dia. Utilize fio dental regular ou recipientes de fio dental plásticos especiais. Pais de primeira viagem frequentemente perguntam “Quando devo levar meu filho pela primeira vez ao dentista?” Seu filho deve visitar o dentista em seu primeiro aniversário. Continuaremos, em outros blocos, a falar mais um pouco a respeito de vários assuntos e ou temas de nossos interesses a respeito da saúde bucal de nossos filhos. Benedito Silva - Dentista  

Benedito Silva - Dentista - Blog Ponto de Vista

Benedito Silva – Dentista

Antes mesmo de despontar, os dentinhos do bebê provocam incômodos e podem deixar o bebê irritadiço e manhoso. Uma visita ao dentista pediátrico nos primeiros meses é recomendável. De qualquer jeito, esteja preparada: eles estão chegando.

Os primeiros sinais são sutis, mas típicos: agitação e sono leve à noite, vontade de peito fora de hora e mãozinhas que não saem da boca… Depois de umas dez semanas de vida, o início da formação dos dentes provoca incômodos que o bebê não consegue compreender e causam inquietação. Banhos mornos, massagens leves no rosto e uma mamada caprichada antes de dormir podem bastar para aliviar o incômodo.

Por volta da 15ª semana, quando já se preparam para nascer, os dentes voltam a incomodar, desta vez com um pouco mais de intensidade. Babar vira um hábito e gengivas e bochechas podem ficar levemente inflamadas. É comum que o bebê fique agitado e perca um pouco do apetite.

A essa altura, o passatempo predileto dele é morder furiosamente tudo que encontra pela frente. Mordedores – produzidos com materiais e formatos especialmente planejados para massagear as gengivas – são ótimas aquisições nesse momento. Uma dica: guarde os mordedores na geladeira para aumentar seu poder de alívio Pode levar dias ou semanas para que o dentinho finalmente desponte; então, esteja preparada para um período de bebê irritadiço e choroso. Se a inquietação for muito forte ou se estiver atrapalhando a amamentação e o sono, converse com o pediatra sobre o uso de produtos, aplicados sobre a gengiva, para diminuir a dor. Muito se diz, mas não foi provada a relação entre dentes chegando e diarreia ou febre. Se surgirem esses sintomas, procure o médico. Se o bebê morder ao mamar com seu dentinho novo, diga “ai!” com firmeza e tire-o do peito por instantes. Logo ele vai entender a mensagem.

Principais dicas para bons cuidados bucais durante a INFÂNCIA

  • Escovação e utilização do fio dental: Comece a utilizar o creme dental com flúor para escovar os dentes de seu filho, com muito cuidado e com pequenas quantidades, quando ele estiver com os primeiros dentes erupcionados. Tendo-se de se higienizar com o devido cuidado para que não haja ferimento da mucosa bucal.
  • Crianças mais novas tendem a engolir creme dental durante a escovação em vez de cuspi-la. Conforme os dentes começam a se tocar, utilize o fio dental entre eles uma vez por dia. Utilize fio dental regular ou recipientes de fio dental plásticos especiais.
  • Pais de primeira viagem frequentemente perguntam “Quando devo levar meu filho pela primeira vez ao dentista?” Seu filho deve visitar o dentista em seu primeiro aniversário.

Continuaremos, em outros blocos, a falar mais um pouco a respeito de vários assuntos e ou temas de nossos interesses a respeito da saúde bucal de nossos filhos.

Benedito Silva – Dentista

 

COMENTÁRIOS