Secretaria de Prevenção vai implementar o Programa Embaixadores da Juventude 2030 em Pernambuco

Jovens que participam dos Programas de prevenção em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) poderão ser selecionados entre os 25 líderes no estado

Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides

O Secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides se reuniu, nesta terça (28/06), com representantes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para a implantação em Pernambuco do Programa Embaixadores da Juventude 2030. O Programa faz parte da Agenda 2030 das Nações Unidas, e pretende selecionar 25 jovens, entre 18 a 25 anos, que participam das ações desenvolvidas pela secretaria, como as oficinas do Programa Juventude Presente, para participar do curso de formação.

Os Embaixadores da Juventude é um programa de formação para jovens de 18 a 25 anos, que exerce um papel de liderança nas comunidades, onde eles participam de um curso voltado para o aperfeiçoamento das potencialidades com base na Agenda 2030 das Nações Unidas e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo é que esses jovens se tornem os multiplicadores e porta-vozes de toda uma política de desenvolvimento das suas comunidades, no Brasil e em outros países.

Pernambuco será o quinto estado a participar do programa. No Brasil, já existem 125 jovens Embaixadores da Juventude formados em cinco edições que já foram realizadas em quatro cidades: Brasília, no Distrito Federal, com duas edições, em 2016 e 2017; nos anos seguintes em Salvador, na Bahia; Belém, no estado do Pará, e em São Paulo.

 “O UNODC passou a olhar de forma mais positiva juventude e prevenção, não apenas como beneficiários dos programas, mas como agente de construção coletiva, chamando para entender as ações, como funcionam as realidades locais e trabalhando lado a lado. De forma que eles possam ajudar a repensar as estratégias e programas de prevenção à criminalidade”, destacou o analista de prevenção ao crime do UNODC, Rodrigo Araújo.

A implementação do Programa Embaixadores da Juventude 2030 faz parte da segunda etapa da Cooperação Pernambuco, nome da iniciativa multiagência que reúne o Escritório das Nações Unidas contra o Crime (UNODC), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Programa para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). “Essa parceria já possui vários cases de sucesso como o Observatório Pernambucano da Prevenção, que vem trabalhando com uma série de dados e com metodologias integradas que fortalecem as ações da prevenção social. A proposta do programa dos Embaixadores da Juventude será mais uma iniciativa inovadora para despertar nos jovens o desafio de pensar no futuro da sua comunidade, de seu estado e até de seu país”, disse o secretário Cloves Benevides.

COMENTÁRIOS