Secretaria de Saúde de Barreiros se destaca no 3º Congresso Norte/Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde

  Realizado entre os dias 9 e 12 de junho na cidade de João Pessoa/PB, o 3º Congresso Norte/Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde reuniu centenas de secretários municipais de saúde e profissionais da área que na ocasião tiveram a oportunidade de debater as práticas de Gestão do SUS, governança Regional, políticas de atenção básica, entre outros temas. No Congresso, o município de Barreiros ganhou destaque quando abordou o tema sobre as qualificações das ações do Programa de controle da Tuberculose, que através da diretoria de vigilância em saúde, do qual tem a direção da enfermeira Roberta Gabrieelle Marques, conseguiu obter resultados satisfatórios e uma melhora considerável nos indicadores relacionados a doença. Conforme os dados apresentados pela secretaria municipal, em 2010 o município de Barreiros apresentou um percentual de cura para Tuberculose de apenas 33,3%, índice muito abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, já a partir de 2013 o município apresentou um índice de 92%, o que estaria dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Em relação ao percentual de abandono do tratamento, Barreiros saiu de 8,3% (2010) para apenas 1 caso de abandono em 2014, o que representa em percentuais apenas 3,7% dos casos. Segundo a enfermeira Robertta Marques, o que justificaria a melhoria de tais  indicadores foi o compromisso assumido pela Secretária de Saúde Marlene Couto e o prefeito Carlos Arthur com a atenção básica de saúde, o que possibilitou a criação de uma coordenação específica para o programa de controle da Tuberculose, contribuindo  assim para realização de visitas mensais da coordenação as unidades de saúde básica, acompanhamento dos casos através de um boletim mensal e a formulação de um manual de recomendações para o controle da doença, entre outras rotinas que foram estabelecidas pela atual gestão. Ainda conforme a enfermeira, o trabalho foi bastante elogiado pelo representante do Ministério da Saúde, Leonardo Nadir que informou que só com um corpo técnico competente se consegue atingir índices tão satisfatórios. Estiveram presentes no encontro a Secretária de Saúde, Marlene Couto, a diretora de Atenção Básica, Janaína Rocha, que na ocasião representou Roberta Marques, e a diretora de saúde mental do município, Edna de Brito. Escrito por Wellington Ribeiro        

11414353_565249466949272_985244589_n

Marlene Couto, Janaina Rocha e Edna Brito

 

Realizado entre os dias 9 e 12 de junho na cidade de João Pessoa/PB, o 3º Congresso Norte/Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde reuniu centenas de secretários municipais de saúde e profissionais da área que na ocasião tiveram a oportunidade de debater as práticas de Gestão do SUS, governança Regional, políticas de atenção básica, entre outros temas.

No Congresso, o município de Barreiros ganhou destaque quando abordou o tema sobre as qualificações das ações do Programa de controle da Tuberculose, que através da diretoria de vigilância em saúde, do qual tem a direção da enfermeira Roberta Gabrieelle Marques, conseguiu obter resultados satisfatórios e uma melhora considerável nos indicadores relacionados a doença.

Conforme os dados apresentados pela secretaria municipal, em 2010 o município de Barreiros apresentou um percentual de cura para Tuberculose de apenas 33,3%, índice muito abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, já a partir de 2013 o município apresentou um índice de 92%, o que estaria dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Em relação ao percentual de abandono do tratamento, Barreiros saiu de 8,3% (2010) para apenas 1 caso de abandono em 2014, o que representa em percentuais apenas 3,7% dos casos.

1601057_761050287314021_8728173194613568261_n

Roberta Marques

Segundo a enfermeira Robertta Marques, o que justificaria a melhoria de tais  indicadores foi o compromisso assumido pela Secretária de Saúde Marlene Couto e o prefeito Carlos Arthur com a atenção básica de saúde, o que possibilitou a criação de uma coordenação específica para o programa de controle da Tuberculose, contribuindo  assim para realização de visitas mensais da coordenação as unidades de saúde básica, acompanhamento dos casos através de um boletim mensal e a formulação de um manual de recomendações para o controle da doença, entre outras rotinas que foram estabelecidas pela atual gestão.

Ainda conforme a enfermeira, o trabalho foi bastante elogiado pelo representante do Ministério da Saúde, Leonardo Nadir que informou que só com um corpo técnico competente se consegue atingir índices tão satisfatórios.

Estiveram presentes no encontro a Secretária de Saúde, Marlene Couto, a diretora de Atenção Básica, Janaína Rocha, que na ocasião representou Roberta Marques, e a diretora de saúde mental do município, Edna de Brito.

Escrito por Wellington Ribeiro

 

 

 

 

COMENTÁRIOS