Secretaria estadual do Trabalho e SEBRAE iniciam capacitação de empresários do setor de turismo em Taquaritinga do Norte

Saiba mais informações clicando no link

Taquaritinga do Norte

A iniciativa visa aumentar em 10% o número de ocupação e vendas nos empreendimentos da cidade

A Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco e o SEBRAE-PE deram início, ao longo da semana, a um projeto para fortalecer o turismo do município de Taquaritinga do Norte, conhecido no Agreste pernambucano como “Dália da Serra”. O objetivo da parceria é estimular o desenvolvimento dos empreendimentos locais, através de consultorias e capacitações, focando em serviços ligados diretamente ao setor turístico. Em plena caatinga, Taquaritinga se destaca pelos mirantes, fazendas de café, casarios antigos e uma temperatura que às vezes chega a 12 graus Celsius.

Ao todo, 20 empresários do município serão beneficiados. O negócio deles passou pela fase do diagnóstico e agora eles vão receber consultoria a partir das dificuldades encontradas. Depois da fase inicial, passarão por cursos para capacitá-los nas áreas de mídias digitais, com foco em marketing digital, além de práticas de gestão, consultorias nas áreas de associativismo e cooperativismo; criação de logomarcas e gestão financeira. Os empresários do setor turístico também receberão oficinas com montagem de café da manhã e rodadas de negócios. Quarta e quinta-feira passada, por exemplo, os incluídos nesta qualificação participaram do Seminário “Turismo e Motivação”, realizado respectivamente na Câmara de Vereadores da cidade e no auditório da Prefeitura de Taquaritinga do Norte.

Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, com essa nova parceria entre a SETEQ e o SEBRAE, espera-se reduzir em 10% os custos operacionais dos 20 empreendimentos participantes.

De acordo com a secretaria executiva de Micro e Pequena Empresas, Adriana Queiroz, os participantes serão mobilizados e instruídos em gestão, para tomadas de decisões mais precisas, passando pelas etapas de diagnóstico do empreendimento, planejamento financeiro, orientação técnica para aperfeiçoamento dos serviços, além de participação de visita técnica para despertar para economia colaborativa.

Para a gerente de projetos da SETEQ, Irenilda Magalhães, haverá um aumento no grau de competitividade e visibilidade do destino turístico de Taquaritinga do Norte, atraindo mais visitantes para o município, aumentando em 10% o número de ocupação e vendas nos empreendimentos em relação ao período inicial do projeto. Irenilda acrescentou que o valor total do projeto está orçado em R$ 199.250,00.

COMENTÁRIOS